Pular para o conteúdo

Você não sabe que caminho profissional seguir? Logo você vai se surpreender ao ler isso!

– O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?

– Isso depende muito de para onde você quer ir, respondeu o Gato.

– Não me importo muito para onde, retrucou Alice.

– Então não importa o caminho que você escolha, disse o Gato.

– Contanto que dê em algum lugar, Alice completou.

– Oh, você pode ter certeza que vai chegar se você caminhar bastante, disse o Gato.”

Uau!!! Chegamos ao nosso quinto e último vídeo da série: “Por que uns sabem e outros não sobre a sua escolha ou clareza profissional”.
Sensacional essa experiência e digo-lhe aqui que o meu sentimento é de missão quase cumprida, pois falta a aula gratuita! Porém, digo que a gratidão é a minha palavra. OBRIGADA!
Se você ainda não assistiu aos outros vídeos da série, convido-lhe agora antes de assistir a esse quinto, clicar nos links abaixo e assistir toda a série primeiro.

VÍDEO 1 – Intuição

VÍDEO 2 – Incentivo

VÍDEO 3 – Coragem

VÍDEO 4 – Consciência

Confesso que eu fico impressionada a ver homens e mulheres, de diferentes idades, inteligentes, talentosos, criativos e simpáticos que preferem se esconder a declarar que não sabe ou não tem clareza da atividade profissional que prática, ao passo que, outras sabem e declaram que gostam ou não conseguem se posicionar.

Então surge a pergunta: Por que uns sabem e outros não sabem sobre a clareza e a sua escolha profissional? Você está em qual situação? Dos que sabem? Ou dos que não sabem? Então este texto de hoje é para você. Quem sabe eu posso ajudá-lo a ver uma luz ao final do túnel?

Confira neste quinto vídeo da série, sobre essa trajetória e caminho que precisamos traçar e seguir com consciência de quem somos e de onde desejamos chegar.

Como você pode saber qual caminho seguir?

Muitas pessoas, homens e mulheres, nem ao menos sabem que a sua insatisfação profissional é por que elas não se conscientizaram que nunca tiveram clareza do que queriam. Muitas vezes vivem sob o domínio de familiares, amigos, parceiros e acreditam que estão seguindo os conselhos dados por essas pessoas próximas, que isso é normal e que a vida é assim! Essas pessoas perdem o controle das próprias decisões.

Porém, diferente da autonomia das pessoas que sabem o que querem, essas pessoas preferem não assumir o controle da sua vida e se tornam dependentes de opiniões.

Como identificar se você está no controle da sua vida ou não? Para auxiliá-lo que tal me acompanhar no exercício fácil e prático que irei apresentar aqui e que poderá ajudá-lo a ter um sinal sobre qual caminho seguir?

Esses dois exercícios também são demonstrados no vídeo. Confira!

Dois exercícios práticos para ajudar a você a dar o primeiro passo da clareza do seu caminho profissional

Eu desejo convidá-lo a entender que não é possível seguir se você não sabe o que quer. Como traçar o seu caminho se você não tiver clareza. Muitas pessoas nem sabem que vivem a “Síndrome de AliceNão sei quem sou e nem para onde quero ir, então qualquer caminho serve”.

Os que sempre souberam o que querem, são capazes de traçar metas, plano de ação, estratégias e o passo a passo de conseguir chegar onde desejam.

Já os que não sabem para onde ir, como foi o meu caso, qualquer palpite é bem vindo para ajudar na minha escolha de onde ir e assim tudo fica mais difícil de ter uma estratégia. A vida precisa ser de desafios e não é difícil!

O meu convite de hoje é para você se dar uma pausa, respirar e ter em mãos um papel e uma caneta. Pode ser lápis!

Exercício 1: Onde você estou agora? O que você tem de real?

Onde você está agora? Dê um giro de 360º com os olhos fechados. Isso! Pronto.

Agora dê outro giro também de 360º com os olhos abertos. Feito?

Então anote no papel o que você, de olhos fechados, SENTIU? O QUE VOCÊ OUVIU? O QUE VOCÊ PENSOU?

E novamente, anote o que de olhos abertos você VIU? OUVIU? SENTIU? PERCEBEU?

Observe que as suas respostas são uma conscientização do que você tem hoje. E TUDO isso é o seu melhor, o que não significa acomodar, conformismo ou lamentação. Porém, a grande pergunta é O QUE EU FAÇO COM ISSO QUE DESCOBRI QUE TENHO E SOU?

Exercício 2: Que visão você tem do seu futuro? Onde você quer chegar?

Para esse segundo exercício simples e prático, gostaria de convidá-lo a fazer uma fotografia do seu futuro. Aquele futuro que você deseja ter para a sua realização profissional.

Fez? Agora trace uma linha imaginaria do dia de hoje. O que você tem de real (exercício 1), com o seu futuro, onde deseja estar (sua fotografia).

Exemplo:

Agora imagine-se no FUTURO e expresse como será a sua emoção quando você souber e ter clareza da sua atividade profissional. Será de vitória? De alegria? De gratidão? Vá lá e se expresse! Guarde esta emoção contigo!

Feito isso, agora convido-lhe a fazer um caminho de volta até o seu HOJE e volte passo a passo ANOTANDO todas as ações que você poderá fazer para ter a clareza profissional que tanto deseja.

FUTURO

Veja o exemplo:

Entendeu? Fez sentido? Lembre-se: é muito importante pegar nota de todas as ações que você acredita que poderá ter.

Esse simples exercício irá ajudá-lo a criar uma rota de ação, mesmo que hoje você acredite não ter clareza de que caminho seguir.

Boa sorte!

Bem, chegamos ao final da nossa série. Foram cinco vídeos preparados com muito carinho, dedicação e atenção. Porém, nada é mais importante para mim e a minha equipe que todo esse conteúdo tenha feito algum sentido para você.

Deixe o seu comentário, dúvidas e perguntas, pois a sua participação é muito importante para mim.

Convido-lhe a se inscrever para a aula gratuita que irei oferecer após essa série. Nesta aula você irá ter acesso a ferramentas de Coaching de carreira e também a bônus incríveis para o seu autoconhecimento.

Ah! E antes que eu me esqueça, o acesso aos vídeos será restrito, pois logo irão sair do ar. Aproveitem!

Clique aqui e se inscreva para a aula gratuita

Agora é aguardar a aula gratuita!

Tenha um dia de luz!

Ethel Peternelli