Pular para o conteúdo

Tudo que você precisa saber sobre propósito de vida

Neste post vou falar sobre como propósito de vida é fundamental na conquista de nossos objetivos.

O que é propósito de vida?

Por um bom tempo, eu também me fiz essa pergunta. Você já se fez? E você soube a resposta?

Hoje, eu acredito ter feito a minha descoberta, consigo dizer qual é o meu propósito de vida. E o caminho foi silenciar e olhar para mim mesma.

Quando aprendi a prática de ser observadora de mim mesma, tive consciência que esse tal propósito de vida é, primeiramente, ter a coragem de ser quem eu sou. E quem eu sou? Eu precisei descobrir. E quem é você? Você já sabe?

Com a clareza dessa minha identidade, eu vi quais são realmente as pessoas importantes na minha vida. Identifiquei meus talentos, habilidades, minhas realizações pessoais, profissionais e financeiras. Reconheci o que mais eu me orgulho de ter conquistado e construído até hoje na minha vida.

O propósito também tem a ver com o que faz você levantar todos os dias, mas não é um levantar por levantar. É despertar com desejo de conquistar, de doar, de realizar e de buscar o que faz sentido. É o que faz você ficar em movimento. É a consciência do seu “serviço”. Qual é o seu “serviço” que você veio prestar?

Por fim, tenha simplesmente a consciência, do que faz sentido viver! Observe a si mesmo e verá que o seu propósito de vida é contribuir com a realização do propósito daqueles que estão contigo, pois é parte da nossa missão guiá-los para essa realização.

O propósito de vida é o que guia a nossa trajetória existencial, a razão pela qual nos levantamos da cama todos os dias. Está diretamente ligada à nossa identidade e como disse, baseia-se em nossas crenças, sonhos e valores.

Qual a diferença de propósito e meta?

Vamos ser diretos?

O PROPÓSITO é o que eu verdadeiramente AMO fazer e que compartilhando o meu melhor, eu tenho contribuído para a transformação da vida de muitas pessoas que eu convivo.

A META é o objetivo de forma quantificada. Eu falo aqui de tarefas específicas para alcançar os objetivos que tracei. As metas não são fixas elas são temporais e estritamente ligadas a prazos.

Descubra qual o seu propósito de vida

E AGORA? Foi bonito e romântico definir o que é propósito de vida? Eu imagino que você tenha entendido o conceito.

E COMO saber o nosso propósito? Pode ser a sua pergunta neste exato momento. Já foi a minha um dia!

Confesso que, descobrir o nosso propósito de vida é uma tarefa bem desafiadora, pois irá exigir de você a coragem de se olhar e assumir o que irá ver.

E a partir do momento que você encarar e assumir as dualidades que irá encontrar de si mesmo, você irá compreender o nosso grande desafio da dualidade da coragem-medo, descobrir o seu propósito de vida deixará de ser algo complexo para ser uma tarefa natural. Descobrir o seu propósito é simplesmente o AUTOCONHECIMENTO.

E como Coach, estou aqui para lhe guiar neste movimento de descoberta de quem é você. Para ajudá-lo, eu ,de cara, já digo que não desejo dar uma receita, mas sim compartilhar a minha própria experiência de como eu descobri o meu propósito.

Quero compartilhar um exercício de autoconhecimento, pois esse é o caminho – o de conhecer e reconhecer a si mesmo.

autoconhecimento
EXERCÍCIO PRÁTICO:

Vamos lá? Então tire um tempo apenas para você. E se tiver coragem, sugiro que use um espelho, pode ser um que mostre apenas o seu rosto, mas de preferência um que mostre você de corpo inteiro.

Será importante, também, papel e caneta para que você possa fazer algumas anotações e responder a algumas provocações.

Ao olhar se no espelho:

– QUEM VOCÊ VÊ? COMO VOCÊ SE VÊ NESTE EXATO MOMENTO? É FÁCIL DE OLHAR A SI MESMO?

– QUE EMOÇÃO VOCÊ ESTÁ SENTINDO? E COMO VOCÊ SE DESCREVERIA EM PALAVRAS?

– DIGA A SI MESMO O QUE VÊ, O QUE SENTE.

– TOQUE  A SI MESMO, SUA PELE, SEU CABELO, SEU ROSTO, SEU CORPO.

– CHEIRE-SE E ATÉ PROVOCARIA VOCÊ A SENTIR SEU GOSTO.

– O QUE VOCÊ VÊ DE POSITIVO EM MESMO? E O QUE VOCÊ TEM A MELHORAR?

– O QUE DIZEM SOBRE VOCÊ? O QUE DIZEM QUE VOCÊ FAZ MUITO BEM?

– QUAIS SÃO SEUS TRÊS MAIORES TALENTOS?

–  O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER QUE QUANDO COMEÇA TEM DIFICULDADE DE PARAR?

– O QUE TE FAZ ACORDAR TODOS OS DIAS? POR QUAL RAZÃO VOCÊ ESTÁ AQUI?

Fazendo esse exercício?

– PELO O QUE VOCÊ DARIA A SUA PRÓPRIA VIDA?

– QUANDO VOCÊ SE FOR, PORQUE VOCÊ VAI? O QUE IRÃO FALAR DE VOCÊ?

Então, agora, eu lhe encorajo a escrever um pequeno texto juntando todas as respostas que deu sobre si mesmo. Sim, escreva sem pensar muito e nem ouse ler novamente, apenas escreva e deixe de lado um pouco.

Agora…

Diga a si mesmo e escreva aqui quais são as TRÊS PESSOAS que são muito IMPORTANTES para você, as quais gostaria que estivessem ao seu lado no dia da SUA MAIOR CONQUISTA? Eu sei que existem mais de três na sua vida, mas lembre-se que aqui é uma proposta de exercício. Então, vai lá, apenas três.

Feito isso, convido-lhe a fechar seus olhos e praticar a seguinte respiração:

Inspire… um… dois… três.

Agora, expire calmamente… um… dois… três.

De novo, inspire… um… dois… três. Agora, expire sem pressa… um… dois… três.

Mais uma vez, inspire… um… dois… três. Agora, expire calmamente… um… dois… três.

Eu gostaria que você lesse atentamente a crônica:

O ÚLTIMO DIA DA SUA VIDA

(Ique Carvalho – Livro: “Faça amor, não faça jogo. ”)

“Se você está lendo isto,é porque tive a coragem de postar.

Há alguns meses, meu pai estava correndo atrás da minha sobrinha pela casa, e minha namorada me enviava mensagens dizendo: “Eu te amo. ”

Pouco tempo depois, meu pai foi diagnosticado com uma doença neurodegenerativa, sem cura, que iria matá-lo aos poucos. Logo em seguida, minha namorada se muda para outra cidade. Depois de algumas semanas, meu pai passou a não conseguir ficar mais em pé. E minha namorada terminou comigo. A vida é a coisa mais frágil, instável e imprevisível que existe.

No dia em que minha namorada terminou nosso relacionamento, voltei para casa e, quando abri a porta, lá estava meu pai, sentado e sem força para se levantar do sofá. Passaram-se 8.433 coisas na minha cabeça. Comecei a chorar. Ele disse: “Se você soubesse que hoje é seu último dia de vida, você passaria ele chorando?”

Está aí uma excelente forma de engolir o choro e de encontrar esperança onde pensava não existir nada. Falei com meu pai que tudo estava dando errado.

Ele disse: “Sobre essas coisas todas que aconteceram, não tem mais o que fazer.

Mas o que acontecerá depois depende de você”. Na mesma hora, liguei para um amigo.

Ele chamou outro amigo e saímos para conversar. Um deles contou que a mãe também estava morrendo. Voltei para casa. Fui até o quarto do meu pai e disse:

“Eu te amo.” É importante ter tempo para dizer às pessoas que você ama, e o quanto você as ama, enquanto elas ainda podem te ouvir. Ele começou a chorar. Eu disse:

“Se você soubesse que hoje é seu último dia de vida, você passaria ele chorando? ”. Ele sorriu. Pessoas fazem você seguir em frente. Se você está sofrendo por amor, se alguma pessoa que você ama está doente, não fique puto com o mundo. Não se torne um babaca. As coisas caem e quebram, é a vida. E a vida é dura. As pessoas cometem erros.

Mas, se você me perguntar, é a parte que vem depois que importa .A parte onde você faz a coisa certa.”

Então eu lhe pergunto:

SE HOJE FOSSE O SEU ÚLTIMO DIA DE VIDA, o que você faria? Mas antes tem três pessoas importantes na sua vida que vieram despedir de você e elas estão lá fora, esperando para entrar. São exatamente as três pessoas cujos nomes você acabou de escrever acima.

Elas, uma a uma irão entrar e dizer que você pode partir em paz e que elas vão para sempre se lembrar de você por três características ou realizações que você teve ao longo da sua vida.

O que a primeira pessoa lhe disse sobre como vai se lembrar de você para sempre?

Pessoa 1

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ela sai e vem a segunda…

O que a segunda pessoa lhe disse sobre como vai se lembrar de você para sempre?

Pessoa 2

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ela sai e vem a terceira…

O que a terceira pessoa lhe disse sobre como vai se lembrar de você para sempre?

Pessoa 3

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ela sai, você pensa por apenas três segundos e responde a primeira realização que lhe vem à cabeça. QUAL É A REALIZAÇÃO DE QUE VOCÊ MAIS SE ORGULHA?_______________________________________________________________________

PARABÉNS! Esse é provavelmente o seu propósito de vida!

O que te move? O que faz você levantar, preencher e vencer o seu dia? Achar a razão de você acordar e fazer o que você faz?

O que a ciência descobriu sobre propósito de vida?

A ciência, tem como fundamento adquirir conhecimento baseado em método científico e produzir explicações naturais cada vez mais precisas de como o mundo natural funciona. E segundo Carl G. Jung (1875-1961), psiquiatra e psicoterapeuta o ser humano precisa de pensamentos e convicções que lhe deem um sentido à vida. E afirma, ainda que, nós podemos superar problemas dos mais variados graus se tivermos clareza do que faz sentido viver no nosso dia a dia.

A neurociência tem comprovado que é a consciência de que a vida tem um significado maior que nos eleva além do simples mecanismo de ter, mas o de ser. E se essa consciência nos falta, sentimo-nos perdidos e infelizes.

E nos dias atuais, com as inquietudes do ser humano, compreender nossas realizações tornou-se importante. E com isso, é preciso ter um olhar de nós mesmos como um inteiro: corpo, mente e emoção.

A literatura cientifica tem relatado que a disposição, do nosso dia a dia, tema ver não só com os cuidados físicos, mas também com o equilíbrio do nosso lado racional e emocional. E em muitos destes relatos há indicação dessa disposição em ter claro o PROPÓSITO DE VIDA. Essa clareza do que faz sentido na sua vida tem reduzido problemas de saúde como, infarto, ansiedade, gastrite, insônia, e consequentemente, pode aumentar a longevidade.

Louco isso, não é?

Para a ciência, ter um propósito de vida é um bem-estar que se relaciona a um senso de controle, ou seja, um objetivo a curto, médio ou a longo prazo é que faz a vida valer a pena e direciona nossos comportamentos diários.

É preciso ter motivo para acordar todos os dias, e dizê-lo a si mesmo, para seguir com atitude, ânimo, satisfação e orgulho da vida que tem.

Propósito de vida e Coaching?

Ter claro qual o seu propósito de vida não deveria ser uma tarefa difícil, mas para muitos de nós é um grande desafio.

O método Coaching tem ajudado a muitas pessoas a terem esse movimento – o de ter a clareza do que faz sentido a sua vida.

O processo funcionará com o uso de ferramentas em Coaching, baseadas em perguntas com o objetivo de aumentar o autoconhecimento do coachee. Esse movimento da descoberta da missão virá baseada, em reconhecer quem é, reconhecer a sua própria história, reconhecer o perdão e por fim, reconhecer a sua própria história. E neste contexto o coachee será capaz de responder a si mesmo: Quais são seus sonhos, seus valores, seus medos, suas crenças positivas e negativas e o que é real na sua vida.

O coaching estimula o coachee a auto-observação para que ele reconheça suas dualidades e assuma o controle da sua vida sem se rotular “deixe a vida me levar”.

O processo de coaching tem mostrado que não nos conhecermos implica em uma vida sem direção, sem foco, sem controle, sem autonomia, sem graça e sem a possibilidade de deixar um legado.

Gostaria de compartilhar com você um material que escrevi contanto como foi o processo de reconhecer o meu propósito de vida:

Reconhecendo o meu propósito de vida