Pular para o conteúdo

Talvez não seja falta de FELICIDADE, mas sim de ENERGIA

Será que você tem sentido preguiçoso ou procrastinador e tem acreditado que é por causa da falta de felicidade?

Fala verdade quem não quer a felicidade? Mas será que nós sabemos verdadeiramente qual o sentido da felicidade? O que realmente é felicidade?

Como você define essa emoção?

Sabendo ou não como defini-la, a grande verdade é que todos nós queremos a tal felicidade e, muitas vezes, fazemos tudo o que estiver ao nosso alcance para conquistá-la.

E por que muitas vezes não nos sentimos em estado de felicidade? E por qual razão podemos até entender como alcançar a nossa felicidade, porém não fazemos coisas que nos fazem felizes?

Bora ser feliz? Então esse post é para você….

  • O que é felicidade?
  • O que é felicidade para você?
  • Insight que desejo compartilhar

O que é a felicidade?

É a vida em plenitude, é uma sensação de vibração intensa e que desejamos arduamente que não passe ou que seja eternizada.

A felicidade está naqueles momentos que somos inundados de alegria por causa de uma conquista, por uma vitória ou celebração etc.

É preciso reconhecer que essa emoção não é algo continuo, mas eventual e episódica. Você apenas sente felicidade por que ela não é contínua.

O que é felicidade para você?

Para poder contribuir com você na sua resposta e na sua formulação do conceito dessa emoção eu, como coach, desejo provocar você.

Respire!!!! E busque se observar, sem crítica ou julgamento!

– Fale-me sobre o seu amor-próprio:

Você tem se cobrado pela vida perfeita que as pessoas esperam que tenha?

Não há resposta certa ou errada, feia ou bonita. Fique bem consigo mesma, compreendendo que é humana.

Lembre-se sempre do que você é boa, para ajustar o que ainda precisa melhorar em você. Recorde das suas vitórias e da emoção de felicidade que teve, pois errar e acerta faz parte do ser humano que você é.

Agindo assim você compreende que a felicidade é momentânea e eventual?

– Fale-me sobre não criar expectativas:

Nessa sua formulação do que seja a felicidade, compreenda que criar expectativas é o mesmo que procurar o inverso do que seja a felicidade, é a própria frustração. As coisas acontecem da maneira que são. Não é contra você, mas um processo de evolução e transformação.

– Fale-me sobre desapego:

Nada é fixo ou permanente. Estamos aqui como passageiros, por isso o seu conceito de felicidade tem que levar em contato essa nossa transitoriedade. Não se apegue a pessoas, dinheiro e bens materiais porque o apego traz satisfação de conquista e não a real felicidade. Busque a felicidade dentro de você e não fora de você.

– Fale-me sobre suas relações:

Querer agradar a tudo e a todos é uma contramão da felicidade! A sua identidade e autenticidade faz parte da pessoa feliz que você pode ser. Seja você mesmo sempre e nunca faça nada que realmente não queira.

– Fale-me sobre como você se observa:

Eu ainda não encontrei maneira melhor de me observar que escrever um diário. Olhar-me no espelho não é um bom exercício de auto-observação, mas o diário sim.

Ao escrever as minhas emoções e como eu as expresso em um diário, compreendo a minha fonte de ser feliz e compreendo que a felicidade é algo eventual. Compreendo que a minha fonte de energia está em coisas simples, que eu chamo de felicidade basal, como por exemplo, a companhia dos meus filhos, do meu marido, e o sol da manhã.

– Fale-me sobre o seu tempo:

O tempo é o que mais temos de precioso. Como você tem priorizado as suas 24 horas?

Você ocupa ou realiza coisas importantes? Você tem momentos para o que mais gosta? Tempo para quem você ama? Tempo para aprender? Para ensinar?

– Fale-me sobre o que você doa:

O sentir-se feliz ou experimentar a felicidade poder ter fundamentos na sua capacidade de doar. Você é servo do que? Qual o bem que você tem feito para também receber o bem?

– Fale-me sobre crítica e julgamento:

Se você sabe quem é, o que falam de você deixa de ter tanta importância. E se você crítica e julga alguém, saiba que essa prática leva você a uma perspectiva muito limitada do que realmente seja a pessoa.

– Fale-me, então:

O que é a felicidade para você?

Insight que desejo compartilhar

Tudo bem até aqui?…. Ótimo! Então, continue comigo…

Nós fazemos escolhas o tempo todo, desde o momento que acordamos até a hora de dormir. E como tem sido a qualidade das suas escolhas?

Você já observou se você é do tipo da pessoa que até sabe o que quer, mas não sabe como fazer? Você reconhece e tem o conhecimento do que deseja alcançar das suas realizações pessoais, profissionais e financeiras, mas anda sem “pique”, sem energia, sem gás para agir? E acaba por desperdiçar o que você tem de mais precioso, que é o tempo?

E o que tudo isso que acabo de mencionar tem a ver com esse artigo sobre felicidade? Tudo!

Eu comecei esse artigo descrevendo o conceito de felicidade, lembra-se? Pois é, mas agora desejo falar de outro tipo de felicidade, a felicidade basal, aquela que nos traz energia.

Tenha claro que a emoção felicidade é algo de momento, e que passa. E pode ser que você esteja confundido sentir felicidade com a falta de energia.

Se hoje você se sente preguiçoso, procrastinador, sem atitude e que na maioria das vezes tem se auto sabotado, isso não é falta de felicidade. É, na verdade, falta de energia.

Preste atenção em si mesmo para conseguir identificar o que tem minado a sua energia.

Observe e identifique, onde você tem perdido energia?

  • Celular
  • Internet
  • TV
  • Séries
  • Conversa “fiadas”
  • Outros

Ao identificar o que faz você perder a sua energia, desejo agora ajudá-lo a identificar o que traz a sua energia.

É aí que vem a tal felicidade basal. Já havia escutado esse termo antes?

A felicidade basal é um sentimento que você alcança com coisas simples e que eleva a sua energia. Saiba que o que eleva o seu “pique” são coisas e momentos simples

Para ajudar eu vou compartilhar o que me traz energia, quais são as minhas felicidades basais: a companhia do meu marido e dos meus filhos; dia de vento, sentir o sol da manhã e banho de mar.

Essas coisas simples são tão prazerosas e me enchem de energia! E qual o custo? Quase nada.

O que traz energia para você? Lembra? Essa fonte de energia sempre está no simples:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fez sentido?

Assista ao vídeo no meu canal