Pular para o conteúdo

Procrastinação: Como Vencer o hábito de adiar

Procrastinar: em algum momento, temos o comportamento de adiar algo ou prolongar uma situação. Não é verdade? Confira como vencer a procrastinação.

Procrastinação: Como Vencer o hábito de adiar

Você tem visto as pessoas realizarem coisas e você não consegue ser ativo ou ter iniciativa como elas?

Você sabe o que tem que ser feito e não faz? E você fica chateado, pois tem consciência disso?

Com esse comportamento você tem se sentido menos útil, um vazio, tristeza e pouca determinação? Sente que a sua vida parou e você não está progredindo?

Você saberia dizer o que é isso? Vem comigo!

Todo nós seres humanos, em algum momento, temos o comportamento de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. Não é verdade? Acontece muito comigo e contigo?

Isso é visto como o ato de procrastinar!

O que é a procrastinação, afinal?

A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano. É o ato ou efeito de adiar, demorar e delongar aquilo que foi planejado ser feito.

Porém, quando ela começa a afetar a sua produtividade pessoal ou profissional é momento para parar, sentar, respirar e ser observador de si mesmo.

Você acredita ser um procrastinador? Eu sou. Sim, eu sou uma procrastinadora muitas vezes e em várias situações. Admito! E se você também é, o que nós podemos fazer com isso? De onde ela vem?

A procrastinação vem da nossa impulsividade. Faz sentido? Eu ouvi isso de um Coach que admiro muito, Geronimo Theml. O que ele disse fez sentido para mim e neste artigo eu desejo compartilhar minha experiência como procrastinadora.

Como assim a procrastinação é subproduto da minha impulsividade?

Vem comigo!

Quantas vezes nos preparamos para fazer algo e não fazemos de imediato? Chegamos até a preparar todo o cenário para que aquilo aconteça e adiamos para fazer outras coisas?

Um exemplo pessoal meu: outro dia eu precisava escrever um artigo para o meu blog. Preparei tudo, a mesa, o computador, livros, artigo, etc. Porém, antes de começar achei que eu deveria preparar um suco, pois estava calor. Ao preparar o suco, resolvi fazer uma lista de compras, pois percebi que faltava algo na minha dispensa. Ao fazer a lista, resolvi tirar carne do freezer para o almoço do dia seguinte. Neste momento, vejo minha cadela me olhando, acho que ela está muito sozinha, resolvo brincar e dar atenção a ela. E sem perceber já estou tirando pragas do meu jardim. E neste momento vejo que nem sei como cheguei ali e o que estou fazendo que não comecei o meu artigo que havia me preparado para fazer. Ou seja, eu procrastinei!

A minha impulsividade me levou a fazer várias coisas, exceto o artigo do meu blog que havia planejado fazer. Mudei de tarefas e procrastinei.

Convido-lhe a pensar em momentos que já tenha acontecido isso contigo. Dê a si mesmo um exemplo de procrastinação e se desejar compartilhar comigo será um prazer. É preciso assumir!

Veja que interessante essa animação sobre procrastinação, mostra exatamente o que aconteceu comigo e o que pode estar acontecendo contigo:

Como vencer a procrastinação?

Os estudos mostram que somos mais rápidos com uma única tarefa do que com várias.

Então a dica é simples:

Se você vai mudando de tarefas e não faz o que tinha planejado fazer. Experimente usar a sua procrastinação a seu favor. Como? Busque identificar e determinar a si mesmo um número especifico de tarefas importantes que precisa realizar.

Entendeu? Fez sentido?

Exemplo: liste as coisas importantes que precisa fazer e vai procrastinando nessas tarefas importantes. Assim como eu fiz no meu exemplo de procrastinação: escrever artigo, fazer suco, lista de comprar, descongelar carne, brincar com a cadela e tirar praga do jardim. Ao invés de fazer coisas soltas de ocupação de tempo eu escolho usar a minha impulsividade para fazer coisas importantes da minha lista previamente criada.

Fez sentido? Uma maneira divertida de usar a nossa própria procrastinação a nosso favor, pois esse comportamento nos pertence, como seres humanos que somos.

Assim, sem culpa, sem medo de falhar, sem adiar, sem a busca pela perfeição, sem distrações podemos promover uma maior produtividade.

E para finalizar fica a dica:

  1. Como viver o hojeTenha consciência de que você é procrastinador

  2. Saiba lidar com a procrastinação

  3. Transforme a força de vontade em hábitos

  4. Diminua a auto exigência

  5. Elimine o que te distrai

  6. Saiba quais são os seus obstáculos

  7. Liste o que você tem de importante a ser realizado

  8. Execute uma tarefa por vez

  9. Divida seus objetivos em pequenos marcos

  10. Celebre pequenas conquistas

  11. Apenas comece

Fez sentido para você? Eu espero que sim! Então brinque com sua procrastinação e realize as coisas importantes!

Tenha um dia de luz!

Ethel Peternelli