Pular para o conteúdo

O remédio para você evitar mal entendido achismo

O achismo é muito utilizado quando desconhecemos a natureza de um determinado assunto e  fazemos questão de tentar explicá-lo levando em consideração apenas nossa opinião própria sobre o tema.

Você acha ou tem certeza? O ACHISMO é a treva!

Quanto mal-entendido poderia ser evitado se soubéssemos compreender a diferença entre EU acho e EU tenho certeza!
Muitas vezes, ficamos no campo do achismo e isso é muito negativo, pois achar sobre alguém é julgar que ela pensa como você. Somos únicos e diferentes. Cada um vem de uma história completamente diferente, geramos crenças distintas e também temos valores bem particulares.

Diariamente, em minhas sessões com meus coachees, eles relatam sobre estarem em confusão com membros da família, parceiro amoroso e colegas de trabalho. E qual o problema? O simples fato de acreditar no achismo e não ter certeza sobre os diferentes fatos que os cercam.

Vários deles se sentem injustiçados, perseguidos ou até mesmo pressionados por seus familiares, parceiro amoroso, chefes e colegas de trabalho. Uma porcentagem alta de desavenças que têm sido criadas nos mais diversos ambientes onde vivemos.

MAS QUAL SERÁ A FONTE DESSES DESENTENDIMENTOS?

A resposta é bem simples! No processo de julgamento, que é um comportamento naturalmente humano, nós usamos como modelo: nós mesmos. Muitas vezes queremos convencer as pessoas a ter o nosso ponto de vista. Sim, acreditamos e desejamos que todos ao nosso redor e do nosso convívio pensem como nós. Isso é um grande equívoco! Somos todos semelhantes em espécie Homo sapiens, porém completamente diferentes como indivíduos e neste processo acabamos por ACHAR o que o outro está pensando sobre nós. O mal se chama achismo. Exemplo: “Eu acho que ele pensa que eu sou… Eu acho que ele ou ela acredita que…”

AFINAL QUAL É O REMÉDIO PARA O ACHISMO?

É o que o vídeo de hoje lhe convida a refletir sobre! A indicação é muito simples, porém possui um efeito extremamente benéfico.
CONFIRA!

E como evitar o ACHISMO?

  1. Pratique o dialogo harmonioso: Vá até quem você julga o “acho”, converse para esclarecer e assim ter uma opinião mais próxima do real. Lembre-se: existem milhões de maneiras de se dizer a mesma coisa. Seja sempre gentil! Evite querer defender o seu ponto de vista, ou seja, o seu próprio achismo.

     O REMÉDIO PARA VOCÊ EVITAR MAL ENTENDIDO DO ACHISMO

  2. Evite vitimizar-se: não é saudável fazer-se de vitima para justificar que acredita que alguém não gosta ou não lhe compreende. Encare a vida como ela é, sem mimimi. Sejamos práticos e realistas. Não vamos e nem devemos agradar a todos, porém ter consciência da importância de sermos únicos e diferentes é importante. A consciência de também compreender a sutileza que é a vida, que nada é fixo/permanente nos faz valorizar a vida como ela é com todas as possibilidades e oportunidades que temos ao nosso dispor. Não perca um dos nossos maiores bens, que é o tempo. O REMÉDIO PARA VOCÊ EVITAR MAL ENTENDIDO DO “ACHISMO”

  3. Fale sobre o seu problema: muitas vezes, vivemos em um ciclo vicioso de pensamentos que gera em nós emoções negativas que desencadeiam uma cascata automática de ações e resultados que nos fazem pensar que somos sempre vítimas, errados, culpados ou pequenos. Busque abrir-se a quem tem capacidade de ouvir e compreender sem ou com pouco julgamento. Alguém que irá realmente contribuir com a sua transformação. Cuide e conheça bem a sua mente. Ela pode estar gerando emoções que tem lhe escravizado. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Como do grupo, preciso de você e você precisa de mim. O REMÉDIO PARA VOCÊ EVITAR MAL ENTENDIDO DO ACHISMO

Pense na última confusão em que você se meteu. Foi ou não foi por ter achado e não verificado?

Tenho aprendido a respeitar as pessoas a partir do respeito a mim mesma. Compreenda a si mesmo e aos outros que tanto você quanto eles são hoje efeito do passado. Busque evitar o achismos e com muito respeito prefira ir esclarecer o que você tem achado. Experimente isso e irá sentir-se mais confiante e verá que tudo não passou de um mal-entendido.

Em resumo, o remédio para o achismo é parar de achar e ir buscar através do dialogo harmonioso, esclarecer o seu ponto de vista e da outra pessoa com muito respeito. Ouça mais e fale menos!

Você, com certeza, já passou por momentos em que foi julgado. E como foi a sensação? Sentimos injustiçados, não é? Deixe aqui o seu comentário, conte sua experiência e ajude outras pessoas a deixar em o achismo de lado e buscar um diálogo harmonioso!

Clique aqui e deixe o seu comentário

Fez sentido para você? Eu fico feliz!

Tenha um dia de luz!

Ethel Peternelli