Pular para o conteúdo

Coaching de Carreira: Entenda de uma vez por todas como funciona este processo e como ele pode te ajudar

Coaching de carreira é um assunto que tem se tornado muito comum e na maioria das vezes as pessoas não entendem realmente como funciona este processo. Resolvi escrever este artigo para esclarecer as principais dúvidas que tenho recebido.

O que é Coaching de carreira?

Ethel Peternelli - Coaching de Carreira

O coaching de carreira é uma atividade voltada a ajudar profissionais na escolha vocacional, na transição de carreira e na ascensão profissional.

Como funciona o coaching de carreira?

No processo de coaching de carreira, o Coach (treinador) tem como função auxiliar seus coachees (clientes) a terem clareza do que desejam em suas carreiras, bem como ajudá-los entender quais são seus propósitos de vida, criar e desenvolver estratégias para atingir metas.

O processo de coaching poderá assumir formas de coaching individual ou em grupo. E a conexão Coach-coachee se dá via encontros presenciais ou virtuais.

O processo segue a jornada que incluem:

Apresentação (Insight) – Alinhamento: Momento onde o coachee terá a oportunidade de conhecer a técnica e o coach, objetivando iniciar o processo de confiança e empatia, sendo um momento de alinhamento e esclarecimentos das dúvidas do coachee, além de avaliação da pertinência da demanda e das expectativas do mesmo.

Coaching education. O que é coaching? Quem faz parte do processo? Objetivo? Duração? Qual o papel do coach? Quem é o coachee?

Planejamento – Acordo de confidencialidade e comprometimento. Para o sucesso do processo de coaching, é imprescindível que os coachees estejam comprometidos com seus objetivos. É preciso, neste momento, verificar expectativas, ocorrendo a definição dos objetivos e busca do resultado esperado.

Sintonia Desenhar ações, metas tangíveis, definição de objetivos mensuráveis, identificação de comportamentos a alterar, competências a realçar, planificação das etapas do processo, compromisso de ação.

Consolidação – Desenvolver soluções pessoais, sessões com uso de ferramentas de Coaching, reflexões interiores, exercícios práticos, tarefa desafiadora a ser executada pelo coachee durante o meio tempo entre um encontro e outro.

Feedback – Verificação de alinhamento após processo.

Quem pode fazer o processo de coaching?

O indicativo de se fazer o processo de coaching de carreira é primeiramente o indivíduo assumir que está insatisfeito profissionalmente. Essa insatisfação pode ser referente a sua produtividade, finanças, autonomia, clareza do que quer, inter-relações profissionais, gestão, liderança.

Quais os motivos que levam a iniciar um processo de coaching?

Aqui, algumas razões para fazer Coaching:

Digo sempre que o coaching não é para quem precisa e sim para quem quer. Sendo assim, se hoje você deseja:

  1. Autoconhecimento – Buscar o autoconhecimento é o primeiro passo para realizar mudanças significativas em sua vida pessoal e profissional, mas para isso é necessário compreender que cuidar de si é fundamental para realizar quaisquer projetos em que outros estejam relacionados.
  2. Realizações de metas – Transformar seus sonhos em metas possíveis é um dos principais focos do processo de Coaching. O quanto conhecer e realizar seus sonhos é importante, assim como ser comprometido com eles.
  3. Fazer escolhas – Quantas vezes não sabemos o melhor caminho a tomar, a direção correta e qual impacto nossas escolhas terão em nosso presente e futuro? Para isso é preciso saber escolher os melhores caminhos para realizar nossos objetivos de vida e entender o que é necessário desenvolver para que nossos projetos se tornem reais.
  4. Mudança de hábitos – Mudar hábitos é desafiador. Einstein disse “Insanidade é fazer a mesma coisa sempre e esperar resultados diferentes”. Para termos resultados diferentes é necessário que tenhamos atitudes diferentes, por isso, é necessário mudarmos nossos hábitos e essa atitude requer força de vontade, foco e persistência.
  5. Resultados na prática – O Coaching te leva do seu estado atual ao seu estado desejado, independente de qual seja a sua meta, na vida pessoal ou na vida profissional. O processo irá te levar até o alcance dela de maneira mais rápida e assertiva. Isso acontece porque não tem espaço para perda de tempo e “mimimi”, e também porque cada sessão gera uma ação de desafio, produzindo realização.
  6. Controle da sua própria vida – Entender e reconhecer que a vida somente nos pertence, que toda e qualquer mudança só ocorrerá quando nos movermos para promovê-la, é fundamental para alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais. Assumir que é somente nossa a responsabilidade de mudar é algo libertador, portanto, devemos tomar as rédeas da nossa vida e não terceirizar para ninguém o que cabe somente a nós mesmos como indivíduos.

Qual o momento certo para iniciar o processo?

O momento certo é algo individual. Vem muito da sua autoanálise. Começa na avaliação ou consciência de que você deseja mudar algo. Hoje você está usando suas habilidades para alcançar seus propósitos?

O momento certo? Você define, mas vai a provocação:

Pense em algumas de suas competências! Como você as utiliza? Como as suas competências levam-lhe mais perto de sua meta?

Quando um novo desafio surgi e você não sabe o que fazer para conquistar melhores resultados ou até aperfeiçoar os conhecimentos que já possui, você se sente perdido e confuso, e acaba não tomando nenhuma atitude. Você sabe que depende de seu desempenho e de atitude, mas não sabe como começar ou o que fazer. Você sabe que precisa melhorar e mudar, mas como? Por onde começar?

Eu sugiro o COACHING.

Os resultados mais alcançados no processo

Após o processo de coaching, eu garanto que, o coachee consegue melhorar seu relacionamento pessoal, profissional e financeiro. Ele passa a gerenciar melhor a si mesmo e toda a sua equipe, e alcança bons resultados, os esperados. Obtém benefícios pessoais, como equilíbrio de estresse, melhor gestão do tempo, autoestima, etc.

Muitos profissionais até voltam a buscar pelos seus hobbies, a praticar atividade física, ter vida social e familiar, pois passam a gerir suas rotinas de forma mais organizada.

Se você deseja receber mais alguma informação sobre coaching de carreira entre em contato comigo, será um prazer lhe responder.