Pular para o conteúdo

Evite dar desculpas e pare de sabotar seus projetos profissionais

Qual é a sua próxima desculpa?

O nosso dia-a-dia é uma corrida pela sobrevivência, onde se busca ter o equilíbrio de nossas dualidades. Somos provocados a escolher o tempo todo: ir ou ficar; levantar ou deitar; desistir ou lutar; rir ou chorar, enfim a escolha de estar no controle da sua vida é de sua total responsabilidade.

Observe os animais irracionais! Eles possuem três corridas: para ter seu alimento, para se protegem e para reproduzirem. E você? Quais são as suas “corridas” ou você escolheu ficar aí parado?

E qual tem sido a sua escolha? Reclamar ou resolver?

Qual ou quais têm sido as suas desculpas?

Quando sobrevivemos a uma experiência dolorosa ou negativa o nosso pensamento tende a nos dizer: “Nunca mais quero viver isso”. Porém, nada é fixo, permanente ou para sempre. O tempo vai passar e você poderá ter outras experiências boas ou ruins. No entanto, algumas pessoas decidem se proteger, camuflam no medo, na ansiedade, na compulsão e nesta busca pela sobrevivência, param e evitam as novas chances de ter uma outra e nova oportunidade por achar que irão sofrer novamente e não dão a si mesmos uma nova chance. Se você faz parte desse grupo que vive o ciclo vicioso de acreditar que não terá outra chance, eu preciso te dizer: pare de sabotar seus sonhos!

É normal colocarmos em nossa cabeça que não devemos ou merecemos nos permitir momentos de vulnerabilidade para evitar sofrer. Eu e você continuamos a nossa jornada, mas onde vamos chegar? O medo sempre estará conosco, ele faz parte da nossa vida, mas pode ser a partir dessa emoção do medo que começamos a sabotar nossos projetos. Iniciar um novo projeto para não dar certo parece irracional. Afinal, em nossa cabeça, ninguém faz escolhas para dar errado, ninguém entra em um projeto para cair. Porém, eu lhe digo, isso é possível de acontecer. Neste vídeo e texto de hoje, eu vou lhe dar algumas dicas de como sair desse ciclo vicioso e ser mais confiante.

No artigo e vídeo de hoje eu irei dizer a você sobre

Autossabotagem

A autossabotagem é uma defesa, um ato de bloquear, eliminar ações que nos levam a interferir continuamente o nosso sucesso profissional, pessoal ou financeiro. Ele pode ser causado por vários fatores, principalmente os em decorrência de experiencias ruins que vivemos no passado.

Da experiencia ruim, colocamos na mente a ideia de que sempre iremos viver a mesma experiência dolorosa e que não somos merecedores de ser feliz, pois essa felicidade é um sinal de algo negativo que irá acontecer.

E veja que louco! Desta experiência ruim, nós iremos fazer de tudo para que o novo projeto dê errado, acabamos por reforçar a ideia de que sempre falhamos. Isso acontece de forma inconsciente e é difícil de identificar, pois ninguém vai dizer a si mesmo: “Eu vou iniciar um novo projeto profissional e por isso eu irei fazer de tudo para dar errado novamente.”

A grande verdade aqui é que nos amedronta a ideia de voltarmos a sofrer. Por isso, nos autossabotamos, a necessidade de sentir se no controle da situação e não sofrer novamente.

Como você pode auto sabotar seus projetos profissionais?

Veja só! Você se vê ou é convidado a uma nova grande oportunidade de emprego, aquela oportunidade que você sempre sonhou. Se você vem tendo experiências negativas, a lógica do seu pensamento inconsciente é dizer a si mesmo “isso é pegadinha, algo está errado, é muito perfeito para ser verdade”.

E o que você irá fazer? Duvidar, procurar algo de errado nesta proposta ou oportunidade, buscar uma desculpa que lhe fará desistir dessa oportunidade e ver a realidade como você acredita que seja.

Fez sentido para você? Você tem vivido isso?

Por qual razão fazemos isso?

Pela simples razão por não estarmos acostumados a sermos felizes!

As nossas experiencia dolorosas dizem que o sucesso profissional é sinônimo de fracasso e se estamos felizes, então certamente algo está errado. Devemos voltar ao que conhecemos, isto é, a infelicidade.

Louco, não é? Mas eu vivi isso por um longo tempo.

Sinais da autosabotagem

Seja sincero consigo mesmo e veja se você se identifica:

Viver no passado ou no futuro:

Onde você vive? No passado? Ou no futuro?

É sinal de autossabotagem não estar no presente. A única maneira de você viver plenamente é encarar a sua realidade. Foque no seu presente!

Pavor do fracasso:

Você acredita que se tentar algo profissional novo, você irá falhar? Isso pode ser uma crença que está lhe sabotando, de que se tentar algo novo, você irá falhar.

Valorizar o negativo:

Você tem a tendência a constantemente reprovar, reclamar de novas ideias, planos, metas e projetos? Você não consegue parar de pensar que vai dar errado? E começa a pensar que o melhor é ficar longe de tudo que seja novo?

“EU INTERIOR” medroso

O seu “eu interior” lhe alerta dos perigos ou benefícios. Você tem deixado ele lhe aconselhar sobre suas decisões? E o que você tem escutado? Que conselhos você tem escolhido ouvir e acatar? O do MEDO ou o da CORAGEM?

Dicas para parar a autosabotagem de seus projetos profissionais

Evite deixar o passado ou o futuro te dominar.

As suas experiências passadas não é um decreto que sempre será assim. Foi uma, agora passou. O MILAGRE DA VIDA é daqui para frente!

O que virá não é certo, mas uma coisa eu digo, para você alcançar o seu sucesso profissional desejado, você precisa começar hoje. Hoje e agora é a sua oportunidade de dar o primeiro passo. Assim, você irá garantir o sucesso desejado.

Dê o primeiro passo, tenha iniciativa.

Que tal você ter atitude proativa e participar dos planos propostos pelos seus parceiros profissionais? Você também tem muito a contribuir, por isso, fale e participe com suas ideias. Busque conhecer mais sobre o campo que deseja atuar. Elogie-se e também elogie a quem está ao seu lado. E que seja elogios sinceros e de coração.

Coloque o holofote na positividade.

Pense positivo! Evite conversas depreciativas, negativas e pessimistas. Cuidado com as pessoas que tem lhe influenciado. Preste atenção na sua fala, no seu vocabulário.

Busque mudar.

O que você pode fazer para melhorar e alcançar suas realizações profissionais? Sabe a resposta? Então, faça.

Quais mudanças você gostaria de fazer em sua atividade profissional a curto prazo? Fale com pessoas que se importam com você sobre suas ideias.

Novos hábitos.

Aposte em algo diferente. Nem estou dizendo algo grandioso, mas diferente. Tenha hábitos saudáveis, cultive boas relações, aposte em um desenvolvimento profissional isso irá lhe ajudar a ter uma perspectiva mais positiva das coisas.

Seja um guerreiro

Não tenha medo de tentar novamente ou de se machucar. Pois, a vida é feita de momentos e nestes momentos poderemos errar ou acertar. Parece um clichê, mas nada é fixo, permanente ou para sempre. A vida não é um ciclo vicioso, ela se renova é você que escolheu viver esse ciclo vicioso para se proteger.

Convido-lhe a se libertar das experiências dolorosas, pensamento negativos, mas sobre tudo, aprenda a confiar em si mesmo. Comece o dia sempre se amando mais!

Isso com certeza irá lhe ajudar a parar de autossabotar seus projetos profissionais e viver de maneira mais leve.

Se você se identificou com algo escrito no texto ou visto e/ou ouvido no vídeo? Já autossabotou alguns dos seus projetos profissionais por medo de errar? Compartilhe comigo a sua experiência nos comentários. Eu irei ficar feliz em lhe responder!

Fez sentido para você? E lembre-se se, você mercê ser feliz e realizado profissionalmente.

Tenha um dia de luz!

Ethel Peternelli