Pular para o conteúdo

Como ter mais disciplina?

Eu considero disciplina uma escolha de comportamento. Vejo essa habilidade como uma necessidade fundamental para o sucesso no desenvolvimento de qualquer projeto. É o meio de conduzir algo. Sem a disciplina facilmente você irá perder foco.

Por que ter disciplina para qualquer mudança de vida?

Mudar é algo bem desafiador, pois vai fazer você gastar energia e promover novos hábitos. Na sua conquista de realizações profissionais, financeiras e pessoais, ter boas habilidades, talentos, boas relações interpessoais, ser empático, ser criativo ou ser proativo parece ser o ideal. Porém, o que tem sido real quanto às suas conquistas e realizações? Que meios você utiliza para conquistar o que deseja?

De zero a dez, qual o seu grau de disciplina? É preciso que você reconheça isso.

Ter disciplina é um dos passos iniciais e importantes para conquistas pessoais e profissionais. É essencial identificar quais são seus papéis e suas respectivas tarefas do dia e qual é o tempo que você tem para realizar cada uma delas. A disciplina será uma habilidade interessante para você buscar cumprir a maior parte de suas atividades com ordem de prioridade. A disciplina traz a responsabilidade de fazer o que gosta e também o que tem que ser feito.

Os resultados que a disciplina proporciona

Com a prática da disciplina sem dúvida alguma você irá experimentar o melhor uso do seu tempo e ser mais produtivo. A concentração é também um ganho, aliado ao poder do foco. Ter disciplina ajudará você a ter seus objetivos mais claros, exercer o poder de decisão sobre sua própria vida e definir quais são os caminhos que você deseja escolher. Você terá capacidade de estabelecer metas a curto, médio e longo prazos. Toda essa disciplina funcionará como um fator estimulador.

E o maior ganho será sem dúvida algum o autocontrole.

Disciplina é liberdade ou aprisionamento?

Eu considero que muito da nossa vida ideal e real tem a ver com olhar e ponto de vista.

As pessoas disciplinadas têm como principal característica a capacidade de escolher abrir mão de momentos instantâneos de prazer, em prol de algum ganho maior, que precisa de esforço e tempo para ser realizado. Para alguns isso pode parecer perder a liberdade e se aprisionar, mas para outros é persistência e comprometimento com o que se deseja alcançar.

Bem, o que é a liberdade, se não um valor que se conquista?

Ao contrário do que muitos pensam, ter disciplina não significa viver se cobrando ou ter um estilo de vida limitado e restritivo. Mas sim ter autocontrole, que é um sinal de força interior e controle de si mesmo, o que inclui suas ações e reações sobre o que acontece ao seu redor.

Passos para alcançar mais disciplina:

Eu não acredito em uma receita para compartilhar com você e assim torna-lo mais disciplinado. Acredito, no entanto, que posso dar a você alguns motivos para que desenvolva essa habilidade por si mesmo:

  1. É preciso conhecer bem a si mesmo. Então o primeiro passo é ter consciência. Qual o seu grau de disciplina numa escala de 0 a 10? A sua resposta irá ajuda-lo a se posicionar quanto ao tamanho do seu esforço para mudança de hábito.
  2. É preciso colocar no papel. Trace objetivos claros, diretos e possíveis baseados onde deseja chegar, ou no que deseja alcançar. Crie metas de curto, médio e longo prazos.
  3. Gerencie seu tempo. As metas traçadas precisam de prazos para que possam ser cumpridas conforme foram propostas.
  4. Traçadas as metas com seus prazos é preciso colocar todas as atividades ora definidas em uma linha do tempo pré-estabelecida por você. O dia tem 24 horas.Como você irá distribuir suas atividades ao longo deste tempo? É preciso ter horário! Lembre-se: você é humano e inteiro. Precisa ter horários para se divertir, comer, dormir, praticar esportes, ter hobbies. Horário para si mesmo e para seus relacionamentos.
  5. É preciso gerenciar seu tempo para que você possa realizar as tarefas que tem seus vários papéis. Busque ter, ou desenvolver, um bom gestor de tempo. Se precisar busque ajuda de profissionais competentes para auxilia-lo, caso sinta necessidade. Busque o melhor método para você! Que tal começar por criar uma lista de coisas importantes? Depois organize essa lista em um planejamento estratégico semanal, depois mensal e, finalmente,anual.

Evite usar seu tempo para “apagar incêndios” ou com atividades circunstanciais. Escolha usar seu tempo priorizando atividades importantes.

Entenda o seu porquê

A sua habilidade de ter disciplina tem muito de você observar-se e, então, compreender que chegou o momento de tomada de decisão. Conhecer a si mesmo vai direcionar o seu grau de disciplina.

Se hoje você se vê como uma pessoa escrava de emoções, ou que o seu precioso tempo não está voltado para suas realizações,entenda os seus por quês e busque saber quem você é.

Por qual motivo você tem feito o que faz? E por qual razão?

Você no controle do seu tempo

Com disciplina você conseguirá realizar todas as tarefas a que se propôs fazer, em muito menos tempo. Por isso, nem sempre você terá que ficar até tarde no trabalho todos os dias, o que será um bom exemplo a ser seguido.

É preciso, dentro da sua disciplina, ter também a flexibilidade de compreender que, em determinadas situações, será necessário dedicar algumas horas a mais a algo que se esteja fazendo. Apenas cuidado, para que isso não vire uma regra, mas sim uma exceção. Com disciplina você conseguirá se programar para fazer tudo o que precisa dentro do tempo que tem para se dedicar ao lazer, trabalho, família etc.

Na organização do seu tempo, você também terá que compreender que nem sempre será possível realizar tudo o que se propôs, e que isso não significa incompetência ou falta de disciplina, pois nem tudo estará sob o seu controle.

Crie um ambiente que favoreça a disciplina

Para algumas pessoas a disciplina é apenas conseguir manter o foco e o compromisso de fazer o que se planejou. Porém, é preciso levar em consideração outras questões que talvez passem despercebidas, como por exemplo o lugar ideal para se concentrar e ter disciplina.

O lugar certo deve ser um ambiente aconchegante, agradável, que contenha luz natural, de preferência. Escolha um ambiente silencioso, bem ventilado e que seja calmo. Afinal você precisará se concentrar. A ideia é manter o foco e diminuir as distrações.

Diferenciais para a sua disciplina

Organização

Além do melhor ambiente para ter disciplina, busque deixar organizado os objetos a sua volta. Deixe um lugar definido para cada item do seu trabalho, sejam eles lápis, canetas, papeis, livros, ou outros pequenos objetos que foram necessários.

Quando mais organizada estiver seu ambiente, menos distrações você terá. Nesse sentido, você manterá o foco e a concentração por mais tempo, podendo absorver informações e conhecimento de maneira eficaz.

Faça pausas

Por mais que seja importante manter o foco, para buscar uma disciplina com eficiência é preciso fazer pausas.

Descansar é essencial para o bom rendimento de qualquer atividade. Ficar horas dedicando a uma atividade não é a melhor ideia para quem deseja produtividade com disciplina.

Por isso, fica a sugestão de fazer pequenas pausas. Levante-se, tome água, um café, leia algo diferente, tenha contato com a natureza, fale com alguém por 10 minutos e, ao final, volte a sua tarefa. Você verá que essas atitudes são excelentes formas de manter o foco com disciplina.

Fique longe de distrações

Os maiores terrores da disciplina, e que tiram todo o nosso foco, são todas as possíveis distrações: celular, internet, conversas paralelas, TV, Computador e pensamentos vagos.

Técnicas para manter a disciplina

Compartilho aqui uma das minhas técnicas de manter a minha disciplina ao longo da semana.

Primeiramente, eu faço uma lista de coisas importantes e depois coloco esses itens em uma planilha que chamo de planejamento estratégico semanal. Que você pode acessar clicando aqui.