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Como eu consigo ser organizada e produtiva?

Compreendi a Importância da organização. Por isso compartilho minhas experiências de como ser organizada e produtiva.

Como viver o hoje

Muitas pessoas me procuram para saber se é importante desenvolver a competência da organização, afim de serem produtivos. E a minha resposta para elas é que sim, a organização é um dos pilares da nossa produtividade.

Porém eu pergunto a todos: “O que é organização para você? Quais foram os seus modelos de organização? ” Por trás da sua desorganização há crenças, experiências, valores e pressão do ambiente. Então, antes de tudo, é preciso ter a consciência da origem do que é organização para você.

Vejam o quanto é importante o autoconhecimento. Para compreendermos sobre tudo que nos acontece sempre iremos partir das nossas origens, crenças, experiências e ambientes.

A organização como pilar da produtividade exige que você seja estrategista e comprometido. É preciso ter clareza do que deseja e então organizar as ideias, colocando-as no papel. Em sequência, definir prazos (curto, médio e longo) para essas ideias em função dos seus níveis de prioridade. As ações virão em seguida.

A organização tem que ser do seu jeito. A ferramenta que você irá escolher tem que ser algo que lhe motive. Calendários, lembretes, listas, aplicativos etc. Tem que ser a sua cara. Tem que fazer sentido para você.

A organização precisa virar um hábito na sua vida. Os hábitos são conquistados com pequenas atitudes diárias. Comece a se organizar “de dentro para fora” e depois tenha pequenas atitudes de organização como, por exemplo, o quanto está organizado a sua gaveta de roupas íntimas? A organização vem do micro para o macro. Tire agora uma fotografia do seu ambiente pessoal e de trabalho e dê uma nota de 0 a 10 sobre sua organização. A qualidade da organização de seu ambiente reflete o nível de organização da sua mente.

Organização é questão de lucidez e de estratégia de vitoriosos. A sua produtividade depende desse pilar. Crie a sua forma!

Reconheci hábitos de pessoas organizadas

Reconheci hábitos de pessoas organizadas - Ethel Peternelli

Eu observei que pessoas organizadas tendem a ser desapegadas. Elas não possuem hábito de acumular coisas. Estão sempre desfazendo de coisas, para gerar mais espaços. Elas também desapegam, pois entendem que o importante é ter em mãos apenas aquilo que tem alguma utilidade, significado e importância. O que não serve ou o que já teve o devido encaminhamento deve ser arquivado ou considerado para doação ou reciclagem.

Essas pessoas também tem uma tendência a criar sistemas para conseguir lidar com o que desejam organizar. Por exemplo, criam um sistema de passo a passo de prioridades e de importância. E neste sistema sempre há começo, meio e fim. Além disso, o sistema criado é seguido à risca.

Pessoas organizadas também possuem lugar para tudo. Cada objeto tem o seu devido lugar. E o que sai, volta para o seu lugar após ser utilizado.

A rotina é, sem dúvida, um hábito dos organizados. Essas pessoas entendem que uma rotina pode ser diferente, flexível, porém consistente. Com fundamentos e propósitos.

Além disso, pessoas organizadas são menos estressadas. Elas delegam atividades, sabendo assim, lidar com os seus vários papéis sem ter que fazer mil coisas ao mesmo tempo. Essas pessoas possuem uma capacidade de lidar com as adversidades sem que estas se tornem grandes obstáculos, uma vez que elas evitam o depois, a procrastinação. Para elas tudo é agora.

 Dicas de como eu busco a minha organização.

Dicas de como eu busco a minha organização - Ethel Peternelli

Isto não é um roteiro ou uma receita, mas simplesmente minha experiência que venho compartilhar com você. Lembre-se de que somos únicos e ninguém é igual a ninguém. Assim, sinta se a vontade caso queira considerar minhas dicas e o que descobri para ser mais organizada. Talvez essas dicas possam provocar em você os primeiros passos para tornar-se, à sua maneira, uma pessoa mais organizada.

Desapego

Sim, uma faxina de pensamentos e também dos meus ambientes.

Eu penso que ter e querer faz parte do desapego. Amar com apreço e liberdade é sinônimo do desapego. Liberte-se!

Busque relações saudáveis e equilibradas. Seja uma pessoa que contribui. Doe mais e então receberá em dobro.

Elimine o que é desnecessário na sua vida: pensamentos negativos; pessoas inconvenientes; papéis antigos, vencidos e sem valor; roupas que não usa; objetos quebrados.

Organize seus e-mails por assuntos, cancele a assinatura de newsletters que não agregam valor, apague do celular os aplicativos que você não usa.

Rotina

Criei uma rotina interessante para mim mesma. Nada maçante ou chato.

Criei um planejamento estratégico semanal, onde tenho escrito minha rotina, meus compromissos, minhas pendências, minhas urgências e a identificação do que pode ser delegado. Neste planejamento estratégico semanal eu também descrevo minhas atividades de lazer que garantem meu bem-estar e saúde.

Além disso eu destaco o que podem ser meus obstáculos e distrações, como por exemplo, internet, celular, etc.

Comprometimento

Sem esse valor eu não acredito que o hábito da organização irá acontecer. Ou você faz, ou não faz. Simples e direto assim. Pensar em como ser organizada é um compromisso que eu precisei assumir comigo mesma e que demanda esforço e dedicação.

 

Fez sentido para você? Comente abaixo o que achou e compartilhe comigo suas dúvidas e experiências.