Pular para o conteúdo

Crescer profissionalmente: Dicas práticas para começar agora

Eu acredito que esse seja uma das dúvidas da maioria das pessoas: Como crescer profissionalmente?

Afinal, é do ser humano a necessidade de reconhecimento e de aceitação, além de, conquistar um bom cargo, estabilidade e autonomia. Mas em um ambiente cada vez mais competitivo e em crise, como se destacar de outros profissionais? Essa é uma grande questão! Crescer profissionalmente é além de cumprir metas, ter bons resultados e relacionar-se bem com sua equipe.

E em tempos de crise planejar sua carreira não é algo que você deva deixar às soltas ou deixa a vida levar. Crescer profissionalmente é algo que requer inteligência emocional, consciência, planejamento, posicionamento e revisão constantes.

E acredite, planejar sua carreira não é algo tão complicado quanto você possa pensar ou quanto algumas pessoas desejam que você acredite. Na verdade, é algo que pode ser muito prazeroso, especialmente quando sabemos o que queremos alcançar. Talvez seja esse o seu dilema, não é?

Não sei exatamente qual a sua situação atual, mas há algo em comum, entre quem está desempregado, quem está empregado, mas insatisfeito ou empregado satisfeito que deseja crescer profissionalmente.

O que significa crescer profissionalmente?

Eu acredito que o melhor exemplo que sempre posso dar é o que vivenciei. O que significou crescer na minha carreira foi quando eu passei a ter clareza do que eu queria ser profissionalmente e quais eram as minhas realizações profissionais, pessoais, financeiras. Essa consciência foi um passo importante. Antes disso, qualquer método, dica ou conselho para crescer profissionalmente ficava sem sentido.

E não pretendo aqui dizer que exista uma regra ou receita para se ter essa clareza, consciência, para o seu crescimento profissional, mas eu acredito que todos nós devemos ter uma mente aberta para entender que na vida nada é fixo ou permanente. Que a escolha profissional também tem esse dinamismo, movimento e tem a ver com o que nos toca, com o que faz sentido e com a nossa capacidade de doar. Se hoje está favorável, aproveite e agradeça, pois vai passar. Assim como se está desfavorável, aprenda, pois também irá passar.

Dicas para você crescer profissionalmente

#1 Tenha clareza de onde quer chegar

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve” – Lewis Carroll

Cuidado para não estar vivendo a síndrome de Alice. É preciso saber para onde deseja ir. É preciso compreender porque você faz o que faz. Você vê sentido no que está fazendo? Na sua atividade profissional, você terá momento de cansaço, o que é natural, porém, não fazer sentido é diferente e pode leva-lo ao desânimo ou a depressão.

Por que você faz o que faz? É mais que um emprego? Você está apenas de passagem?

A grande pergunta da vida é: Para onde você quer ir?

Confira o post com 3 passos para ter clareza

#2 Defina o caminho a ser percorrido

A definição do caminho a ser percorrido vem após saber onde deseja chegar. Para chegar a qualquer lugar existem muitos caminhos. Cada um deles possui uma característica distinta. Um pode ser mais curto, outro, porém, é mais rápido. Enfim, são muitas as possibilidades que te levam ao seu destino. Mas qual caminho escolher diante de tantas possibilidades?

Sempre será uma escolha. Posso lhe dizer que a escolha jamais é uma tarefa fácil, pois exige de nós reconhecer que ao escolher algo irá ficar, não é possível ficar com tudo.

A escolha é sempre baseada nos nossos valores, então, tenha consciência de quais são os seus, pois buscamos atender valores quando escolhemos.

Além da escolha, será importante você considerar aqui, em si mesmo, possíveis mudanças comportamentais, mudança de rota, desenvolvimento de crenças positivas, reconhecimento e desenvolvimento de talentos e habilidades.

Então, a grande questão aqui é: como atingir suas metas e chegar ao seu objetivo? Com escolhas e consciência de quem é!

#3 Divida o caminho em pequenos objetivos e dê prioridade

Você procrastina para realizar o que deseja? Que tal um passo por vez? Será que você está com um olhar macro sobre que deseja?

Essa visão macro lhe deixa cheio de informações e aí você sabota o passo a passo de realizar o que deseja. Você fica sem saber por onde começar. Você fica parado, sem ação e confuso mesmo sabendo exatamente o que fazer. É muito frustrante, não é?

O que você realmente quer? Foque no primeiro passo. Foque na primeira ação que você se propôs a realizar no dia de hoje. Um passo por vez! Quando olhamos tudo que precisamos realizar para alcançar o que desejamos, brotam medos, insegurança, dúvidas.

Experimente depois do primeiro passo, o segundo, o terceiro, o quarto e assim por diante! Busque o comprometimento consigo mesmo e com quem está envolvido contigo.

Ao final do dia, você terá feito o que planejou e logo alcançará o seu desejo macro. Foque nos passos e não na jornada!

#4 Siga seus objetivos e tenha foco

Buscar o entusiasmo nos faz sentir preenchidos, satisfeitos e cheios de vida! Observe-se! Tudo é possível e por qual razão limitar-se, sendo que você tem o universo de possibilidades a sua frente.

Cada momento é único! Tudo que você quer é possível.

Tem que querer e tem que saber querer. Tem que FOCAR no que quer. Empreendedores focam no que querem.

E quantas coisas nos tiram o FOCO: energias, pessoas, pensamentos, situações e provocações. São os ruídos! Você tem conseguido manter seu FOCO? Se sim, acredite, você pode conseguir o impossível e tudo será possível.

Você sabe o que realmente quer? Qual é o seu desejo? Qual é a coisa mais essencial que você deseja obter neste exato momento? Pense sobre isso.

Eu compartilho contigo, aqui, as TRÊS maneiras que me mantem em FOCO: saber o que eu quero; eliminar ruídos que tiram a minha atenção e saber dizer ”NÃO”.

#5 Coloque em prática

Tem muita gente esperando o “tempo” certo para começar a agir, para mudar hábitos, estilo, etc. Ilusão!!!

Você deve ser começar a viver no hoje e não esperar! Foque no presente! Foque em você! Tenha sonhos! Eles são nossos combustíveis! Atitude é sinal de movimento, de fazer acontecer. O que você está esperando? Simplesmente faça! Tenha atitude, coloque em prática a sua estratégia e não espere o tempo certo, pois ele não existe.

“Se não decides tuas prioridades e quanto tempo dedicarás a elas, alguém decidirá por ti.” Harvey Mackay.

Coloque em pratica:

  • Busque por conhecimento;
  • Relacione-se com pessoas que estão onde você pretende chegar;
  • Monitore as suas ações;
  • Assuma riscos;
  • Evite procrastinar;
  • Procure ajuda

Conclusão

Eu, verdadeiramente, acredito que a atual crise veio nos ajudar a ter coragem de sermos nós mesmos.

É momento para sermos nossos sonhos, nossas habilidades e talentos natos e adquiridos. Apenas assim, é possível sermos mais criativos, rápidos e inovador.

Para atender padrões impostos ou crenças que nos define, muitas vezes, nos deixamos levar pelo o que dizem que devemos ser e não por aquilo que desejamos ser.

Isso é muito inconsciente e está tudo bem! Busque ter a consciência de quem é, de onde veio e onde deseja chegar.

E por fim, você já sabe sobre a crise, pare de discutir sobre ela! Quando se deseja ter ideia de criar oportunidade de emprego e crescimento profissional, é como discutir o problema instalado e não fazer nada para resolvê-lo.

Fez sentido para você? Eu espero que sim!

Tenha um dia de luz!

Ethel Peternelli