Pular para o conteúdo

COMO A AUSÊNCIA DE METAS AFETA VOCÊ

Eu, por muito tempo, achei esse papo de fazer metas uma perda de tempo. Porém, depois que comecei a ler biografias de pessoas de sucesso, uma das coisas que percebi foi que eles têm, ou tinham, o hábito e criarem suas metas.

Como eu acredito que o sucesso deixa rastro, eu tomei a decisão de experimentar a fazer minhas metas e executá-las.

E não é que deu certo!!!! Conquistei bons resultados desde então.

Convido você a ler este artigo até o final, e também a assistir o vídeo que fiz sobre o assunto, pois não é por acaso que você está aqui.

Esse post de hoje será sobre:

O que são metas?

A meta é a especificação desses objetivos quantitativamente. As metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo.

O que são objetivos?

Objetivo é o que você pretende fazer e/ou alcançar.

Por que é importante ter metas e objetivos?

Como mencionei acima, eu não via importância em fazer metas. Porém a minha vida entrou em um ciclo vicioso de fracassos e desmotivação, que me fez dar uma basta naquela vida sem sentido que eu estava vivendo.

O que aprendi lendo biografias de pessoas de sucesso foi que entendi a importância de se ter metas. Com certeza aproveitei bem melhor meu tempo e as coisas fluíram bem melhor.

E você? Eu não sei a sua opinião quanto a fazer metas, mas sugiro, fortemente, que você viva uma vida de evolução pessoal permanente, e se deseja que algo mude, faça diferente do que vinha fazendo.

Eu, verdadeiramente, acredito que todos nós precisamos estabelecer metas e objetivos, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Digo isso pois são elas que fazem com que tenhamos motivação diária para levantar da cama e realizar os feitos necessários para ver tais metas, e os correspondentes objetivos, concretizados. É por meio da concretização de cada um deles que conseguimos experimentar, verdadeiramente, o gosto e a sensação da felicidade em nossa jornada evolutiva.

Mais que força de vontade, nós devemos ter FORÇA DE VISÃO e FORÇA DE COMPROMETIMENTO. Sendo assim, é fundamental que tenhamos clareza do que queremos alcançar ao longo da vida e de que maneira vamos fazer para atingir os sonhos e objetivos que traçarmos rumo à nossa própria felicidade, uma vez que esta missão cabe somente a nós mesmos.

Realizações

Nós todos temos elementos que nos satisfazem e pelos quais nos movemos. Eu sempre digo que temos que nos ver como um inteiro. Não podemos desconsiderar nenhum elemento.

Então, ao traçar suas metas, pense nas realizações que deseja:

  • Realização Pessoal – é tudo o que você deseja conquistar pessoalmente que refere a atividade, relacionado ao seu propósito de vida. São realizações que irão trazer para você a sensação de estar cumprindo uma missão.
  • Realização Profissional – é a atividade profissional que deseja alcançar, levando em consideração seus talentos, valores e habilidades. O que fazer de maneira leve e que faça sentido? O que pretende doar, para receber de volta em dobro? Fazer curso, conseguir uma promoção, mudar de emprego, fazer uma transição de carreira etc.
  • Realização Financeira – são as conquistas materiais que deseja, como carro, casa, celular, viagens etc.
  • Realização de Equilíbrio – é o que você precisa fazer para ter energia e equilíbrio para conquistar as suas realizações pessoais, profissionais e financeiras. Busque o equilíbrio em coisas simples nas quais você se identifica, como atividade física, filmes, meditação, viajem, contato com a natureza etc.

Como construir suas metas

Segue aqui duas sugestões de ferramentas para você construir suas metas. Porém, você tem toda a liberdade para fazer suas adaptações, que fique bem claro que é preciso sempre ver suas metas como algo tangível.

Como definir metas

Método S.M.A.R.T

Essa ferramenta pode te ajudar a se planejar de forma mais eficaz. De maneira fácil e intuitiva, o sistema utiliza práticas para planejar e gerenciar metas pessoais, profissionais ou empresariais:

S: Específica (Specific)

Quando uma meta é específica, significa que tira qualquer possibilidade de ambiguidade de seu entendimento. A intenção é facilitar ao máximo a criação de atividades e avaliações desta meta em um futuro próximo.

Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “O que? Por quê? Quem? Onde? Qual é? ”

M: Mensurável (Measurable)

Toda meta precisa ser mensurável. Este é um critério importante para definir se ela realmente foi alcançada. Se a meta não pode ser medida, quer dizer que ela nunca será alcançada.

Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “Quanto custa? Baseado em que valor ou informações eu saberei que essa meta foi atingida? ”

A: Alcançável (Attainable)

Ter uma meta difícil demais pode desmotivá-lo, assim como uma meta fácil demais. A difícil pode parecer inalcançável, enquanto que a fácil pode subestimar o seu potencial. Sendo assim, é essencial fazer uma avaliação sobre as metas como um todo, verificando sempre se elas são razoáveis e te motivam a buscar constantemente a sua realização.

Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “Como saberei se a meta foi atingida? Baseado em qual parâmetro? ”

R: Relevante (Relevant)

Uma boa meta é aquela que traz grandes propósitos à empresa ou ao indivíduo. E, na prática, só o empreendedor ou responsável pela empresa saberá se a meta é relevante ou não para tal.

Alguns critérios que podem ser levados em consideração são o impacto nas métricas (faturamento, número de clientes, etc.), timing, e se o conjunto de metas faz sentido para o planejamento, tanto da empresa, quanto do profissional.

T: Temporal (Time-bound)

As metas são passos de um planejamento completo. Por este motivo é importante colocar prazo em cada um dos passos. Se você não organizar o seu tempo, com toda certeza, o final será prejudicado.

Método 5W2H

A 5W2H, é uma sigla em inglês, que diz respeito a um apanhado de diretrizes, que vão auxiliar e deixar claro tudo o que precisa ser desenvolvido para que uma meta seja atingida passo a passo.

Traduzindo melhor, significa:

5 W: O que significa?

What (o que será feito?) – Determina-se, neste ponto, o que será realizado ao longo do processo para que a meta seja devidamente concluída;

Why (por que será feito?) – Neste ponto serão determinadas as razões pelas quais as metas devem ser cumpridas uma a uma;

Where (onde será feito?) – Em quais departamentos da empresa ou em quais áreas da vida profissional devem ser empregadas ações imediatas para que as metas sejam alcançadas;

When (quando?) – É fundamental estabelecer um cronograma, com os prazos para a entrega de cada uma das demandas e atividades;

Who (por quem será feito?) – Aqui serão determinados os atores deste processo, ou seja, aqueles que irão colocar a mão na massa e fazer o passo a passo para que tudo saia do papel e tome forma.

2H: O que significa?

How (como será feito?) – Aqui deve-se determinar como cada passo do processo será colocado em prática por seus responsáveis;

How much (quanto vai custar?) – E finalmente, porém não menos importante, quais serão os custos de cada ação que envolve as metas.

Como definir as suas metas

Não desejo aqui dizer que será fácil ou difícil, mas sem dúvida será desafiador. Cometemos alguns erros quando criamos as nossas metas, e esses erros podem ser fatais para que tudo de errado depois.

Então preciso muito dizer a você que a força de vontade, por maior que ela seja, não ajudará você em nada para a realização das suas metas. Estudo da neurociência, baseado no comportamento humano, tem demonstrado que precisamos muito mais que a boa vontade, para que nossas metas se realizem.

É preciso que você tenha clareza do que deseja, ou seja, o que realmente você quer! Sem isso fica muito difícil começar. E isso que você quer tem que ser possível de ser realizado, e tangível.

Confira os templates para definição de metas que preparei.

Ao definir a sua meta, nada de criar uma lista infinita. O sugerido é que você tenha até três metas. E ao planejar a sua meta seja bem especifico e quantifique tudo o que será necessário.

Exemplo, se você deseja emagrecer, quanto irá emagrecer? Em quanto tempo? O que vai precisar? Que ajudar precisará etc.

As suas metas precisam ficar sempre visíveis para você. Você precisa vê-las todos os dias para que você não perca o seu foco.

E o que é imprescindível para que você realize as suas metas é a FORÇA DA VISÃO e a FORÇA DO COMPROMETIMENTO.

A força de visão é a clareza de onde você deseja chegar. Sem isso você vai até chegar a algum lugar, mas não vai trazer a você nenhuma satisfação.  Tenha claro onde você deseja chegar.

A força de comprometimento é a mão na massa. Não espere que a jornada seja fácil e tranquila. O seu comprometimento sempre irá existir se as suas metas lhe causarem frio na barriga e desconforto de pensar no que irá ter que enfrentar para alcança-las. As suas metas têm que ser transformadoras.

É muito importante você ter esse discernimento. As suas maiores realizações estão ali no meio, entre os seus maiores desejos e os seus maiores temores.

Fez sentido?

4 coisas que impedem você de alcançar suas metas

  • Falta de CLAREZA do que seja a sua meta – Se você não souber com clareza onde e o que deseja de suas realizações ficará muito difícil criar um caminho de sucesso do que deseja. Confira como ter clareza.
  • Ter MUITAS metas – Se você fizer uma lista imensa de metas, pode ter certeza que você irá se perder no meio do caminho. Grandes pessoas de sucesso focam em uma ou até três metas.
  • Não ter VISIBILIDADE diária das suas metas – o que for ser a sua meta precisa ficar visível diariamente para você. Metas não visíveis, são metas engavetadas e que serão facilmente esquecidas.
  • Falta de COMPROMETIMENTO – o caminho será de muitos desafios, não espere por facilidades. Se fosse fácil todos alcançariam.

Como o coaching auxilia na definição e alcance das metas

Eu como coach não poderia deixar de dizer o quanto o método coaching trouxe meios que ajudou de maneira efetiva para que eu realizasse as minhas metas.

E o que mais preciso deixar claro aqui é que o coaching ajudou porque esse método não é o uso ou aplicação de ferramentas.

Esse método irá ajudar você na construção do caminho a seguir depois da clareza do que você deseja alcançar, pois:

  • Promove o autoconhecimento
  • Auxilia na gestão de tempo
  • Gera mudança de hábitos
  • Auxilia no planejamento
  • Ajuda a construir e monitorar os indicadores de progresso
  • Mantém a proatividade
  • Ajuda a manter o foco
  • Gera Positividade

Fez sentido? Se sim e se você tem alguém para o qual esse post será útil, convido você a compartilha-lo com essa pessoa.

Aproveite para baixar os templates para definir metas que preparei.