Pular para o conteúdo

Automotivação: Como aumentar sua motivação

Motivação: Afinal por qual razão todos que me conhecem acham que eu estou sempre motivada?

O que é a motivação?

Fala a verdade, quantas vezes acordamos com vontade de continuar na cama, pois estamos desanimados, sem vontade de ir trabalhar, malhar, estudar, conversar ou até comer? Parece que tudo na vida tornou-se uma obrigação.

Os dias de desânimo não devem se tornarem rotineiros. É perigoso!

E nestes momentos é comum ouvirmos que precisamos de motivação, mas afinal o que é motivação?

Eu acredito que ninguém motiva ninguém. Se fosse assim estava fácil, eu iria comercializar essa fórmula! Eu acredito que motivação é algo de dentro para fora, desencadeada por gatilhos internos ou externos.

Compreenda então que apenas você será capaz de motivar você mesmo.

motivação

Mas afinal o que é motivação?

Motivação eu vejo como MOTIVOS que irão levar a pessoa a ter AÇÃO.

E esses motivos são de dentro para fora. São seus! A sua ação de mover é por causa desses motivos.

Motivação interna e externa

Para sentirmos motivados haverá sempre gatilhos internos e externos que irão promover diversas emoções que nos darão motivos para agir.

Aos fatores externos podemos citar os ambientes e as pessoas com as quais você se relaciona, que são influenciadores positivos e que estão sempre despertando em você motivos positivos de ter ação. Cabe a você fazer suas escolhas. Mas lembre-se: o efeito é de dentro para fora. E sentir-se motivado a mover é também a sua escolha.

Os fatores internos são bem ligados ao seu propósito de vida, onde deseja chegar, seus sonhos, sua fonte de equilíbrio, realizações pessoais, profissionais e financeiras.

Porque a motivação é importante?

Sentir-se motivado vez em quando é fundamental para que possamos todos os dias cumprir, com leveza, o que nos propomos a fazer. Por que vez em quando? Porque somos humanos e oscilamos todos os dias em estarmos motivados, ou não, e o que realmente importa é a escolha que fazemos.

Sentir-se motivado nos faz ter ação, e ter ação nos move. Qual razão melhor para sermos motivados?

A maioria das pessoas é movida por sonhos e desejos. Em muitos casos a vontade de conquistar algo maior se torna o melhor combustível para que os indivíduos continuem caminhando e superando todos os desafios que surgem ao longo da jornada. Sem esses motivos você facilmente sentirá desânimo, pois fala a verdade, são tantos os “nãos” e desafios ao longo do nosso dia a dia, não são?

Motivação pessoal

Eu diria que a motivação pessoal é a automotivação. É você, consigo mesmo, buscando ter comportamentos mais saudáveis e congruentes com seus desejos, valores e comprometimentos.

E digo-lhe, de maneira bem direta, que é preciso que você seja mais observador de si mesmo e que busque acreditar mais em si mesmo.  Tenha sonhos, persista sempre, pois o que de errado acontecer não é contra você, mas sim um motivo de aprendizado.

E que tal realizar atividades que fazem você feliz? Isso nos motiva! Além disso, busque sempre o lado positivo das coisas. Evite reclamações.

Pensar positivo e sentir-se bem são impulsionadores para que a motivação esteja presente. Porém é preciso colocar em práticas tais emoções. Para que isso seja possível, relacione suas prioridades, bem como as tarefas e os respectivos prazos. Não esqueça de colocá-los em sistema de passos, para que você perceba a evolução a cada tarefa cumprida. Assim, será mais fácil visualizar tudo que precisa ser feito.

Dê a você sempre pausas, não é parar, mas descansos para refletir um pouco sobre suas atitudes, conquistas e fracassos.

E jamais deixe nada para depois, principalmente comemorar suas pequenas e grandes conquistas.

Não seja escrevo de nada. Não seja controlado por ninguém.

Motivação profissional

Ai está um grande desafio para muitas pessoas. A grande questão é: você gosta do que faz profissionalmente?

Eu me sinto motivada profissionalmente, mas não foi sempre assim. Hoje é muito claro a minha contribuição para as pessoas na minha atual atividade profissional. E para você? É claro? Acredito que a motivação profissional tem a ver com as respostas destas perguntas.

Para que você possa ser ajudado observe a si mesmo e avalie-se:

  • Você se sente parte de onde trabalha?
  • Você contribui/doa com a sua atividade profissional?
  • Você se sente valorizado? Reconhecido?
  • É claro para você o que deseja alcançar nesta atual atividade profissional?
  • Você sente vontade de estar sempre se atualizando e buscando novas capacitações?
  • Como você tem reagido a críticas ao seu trabalho?
  • Qual a frequência com que você tem sido elogiado na sua função?
  • Você se identifica com a área que atua? Você tem liberdade de expressão e decisão?
  • Como está a qualidade dos seus relacionamentos no ambiente de trabalho?
  • O ambiente é agradável?
  • Você tem ânimo para outras atividades além do trabalho?

Ao avaliar todas essas perguntas como você se sentiu? Bem? Chateado? Numa escala de 0 a 10 qual o seu nível de motivação profissional?

É a sua escolha continuar ou mudar.

Dicas de para ter mais Motivação Pessoal

Não gosto muito de parecer que estou dando receita, mas gosto de compartilhar o que deu certo comigo. Sendo assim seguem 5 dicas que funcionam muito para eu me sentir motivada no meu dia a dia:

  • Pensamento positivo
  • Sentimento de gratidão
  • Escutar música
  • Ter momentos apenas comigo mesma
  • Focar no que pode dar certo

E uma dica extra, estar com pessoas que te motivam.

Minhas frases de motivação

– Pare de palhaçada!

– Você é muito maior do que imagina!

– Se não for você quem será? Se não for hoje, quando será?

– Feito é melhor que perfeito, com dedicação e capricho.

– Eu posso mais!

Você pode conferir outras frases de motivação em meu Instagram.

Conclusão

Fala a verdade, manter-se sempre motivado, todos os dias, é uma tarefa desafiadora. Afinal, muitas vezes, principalmente quando estamos em meio a uma situação difícil, buscar a motivação e o bom humor pode ser algo realmente complicado.

E eu concluo esse artigo dizendo que a gratidão e o reconhecimento de que o tempo é o nosso bem mais precioso eu escolho sempre provocar em mim tudo o que descrevi acima. Será sempre a sua escolha ficar aí parado ou buscar a sua própria motivação. Está lembrado? É de dentro para fora. A motivação é MOTIVO que lhe dá AÇÃO.