Pular para o conteúdo

5 vídeos da Série: Por que uns sabem e outros não?

O que será essa série?

O que você está precisando saber sobre a sua atividade profissional que ainda não sabe? Ter clareza profissional vai muito além das questões financeiras e pessoais, diz respeito ao seu propósito de vida. O tema escolha profissional ainda é um grande problema na vida das pessoas. Além disso, ter clareza e assumir o que realmente deseja ser, é ainda mais complicado. É realmente aquela história de como viver da minha arte. É claro que para toda escolha, tem-se um preço e escolher pode gerar dor, pois você nunca poderá ficar com tudo, algo irá ficar com a sua escolha ou alguém poderá não gostar do que decidiu ser.
Se você sente dificuldade em dizer a si mesmo qual é a atividade profissional que o satisfaz e se quer continuar assim ou deseja ter clareza e consciência do que deseja ser? Está mais do que na hora de você assumir o desejo de mudar e o momento é agora, pois apenas você tem o poder de saber o que faz sentido na sua vida!

Veja se você se identifica com essas situações: um dia é feito a você a pergunta: “O que você vai ser quando crescer?” E você diz o que deseja ser. Porém, quem ouviu a sua resposta diz: “Isso não é profissão, pois profissão é….”
Passam-se os anos e você, com 15 anos ou mais, ouve novamente: “Você vai ser o quê?” E você responde que ainda não sabe, que está pensando. Aos 17 ou 18, terminando o ensino médio, novamente você ouve: “Vai fazer vestibular ou Enem para quê?” e sua resposta é “Não sei! Vou ver qual será a minha pontuação e na hora eu resolvo.”
A falta de clareza profissional é uma realidade de muitas pessoas. Em tempos de crise econômica no país e alta taxa de desemprego, os quais segundo dados do IBGE a deve atingir mais de 10% da população, as pessoas estão buscando alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Dessa forma, ter clareza e traçar prioridades são essenciais para o sucesso profissional.

Por que alguns sabem e outros não?

Não ouvir a intuição

5 vídeos da Série: Por que uns sabem e outros não?Qual foi a última vez que você seguiu o primeiro pensamento que veio a sua mente em uma tomada de decisão? Se você nem sabe quando ou como responder a essa pergunta, você pode deixar de conhecer a si mesmo.
Esse é um dos motivos que levam a dificuldade de ter clareza profissional.
A intuição consiste na nossa capacidade de conhecer algo sem de fato entender seu funcionamento. Está fundamentada na noção inicial que temos sobre algo, noção essa que nasce da experiência sensorial e/ou de uma análise superficial das características que compõe determinado elemento. Tomando como base essa noção inicial, conseguimos entender de forma pouco esclarecida sobre o que se trata determinado elemento e já nos dispomos a emitir juízos acerca do mesmo. Enfim, a intuição é a nossa faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise.
Saber ouvir e sentir a voz interior é um passo importante para a clareza profissional e talvez seja o que tem lhe faltando, pois, um dia, você se perdeu e deixou de sentir, ouvir e perceber essa voz interior.

Assista ao primeiro vídeo da série que falo sobre intuição.

Não ter incentivo

Tenho dito em vários dos meus conteúdos pela internet (canal do Youtube, Instagram, Facebook) sobre a importância da nossa casa de infância. Eu tenho dito sobre as influencias de quem nos criou e o que o ambiente tem sobre o adulto que nos tornamos hoje.
Pode ter acontecido na sua primeira infância, quando lhe foi perguntado: “O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?”
Se a sua resposta não tenha feito parte da verdade de quem te criou, provavelmente, neste momento, você não foi incentivado a continuar com essa ideia e você ouviu: “NÃO, NÃO! ISSO NÃO É PROFISSÃO. PROFISSÃO É…” E neste momento, você se perdeu do que queria ser. Perdeu a possibilidade de ter clareza.
Mas como você sabe, nada está perdido. A vida é dinâmica e nada é fixo ou permanente. Você pode sempre começar novamente!

Assista ao vídeo sobre incentivo

Não ter coragem

Ter coragem e força para enfrentar os obstáculos, desafios, medos e dificuldades que virão é sem dúvida um grande desafio a ser enfrentado por todos nós. Como você se expressa diante de ter coragem para ser o que deseja ser?
E ter ou não coragem é um ponto que merece atenção quando o assunto é ter clareza profissional. É claro que a coragem e o medo vêm de mãos dadas ao longo da nossa vida, principalmente nos momentos de escolhas.
Não ter coragem pode vir de questões não resolvidas no passado, lá na sua casa de infância. São os nossos bloqueios, e que com certeza influenciam na nossa decisão de escolha profissional. É preciso dar importância para isso.
Porém, esse possível bloqueio psicológico não deve, de maneira alguma, ser uma sentença de morte para você ou muito menos uma culpa ou carga para o resto da sua vida. Como eu disse anteriormente, nada é fixo ou permanente. Para os seus bloqueios, o que você acha de buscar ajuda de um profissional competente? Como um psicólogo?

Assista ao terceiro vídeo sobre coragem.

Ausência de consciência

Ter a consciência de que todo o sucesso vem da persistência, da resiliência, do acreditar, do esforço além do limite, irá efetivamente ajudar-lhe no seu sucesso e realização profissional.
A consciência que somos seres humanos, que vivemos em dualidades de sentimentos e escolhas, que somos únicos, faz com que a vida seja mais leve. A consciência de quem é e onde deseja chegar, nos faz seguros e corajosos. A consciência é o autoconhecimento! É saber quais são os valores e crenças. Pessoas de sucesso profissional tem a consciência de quem são e onde desejam chegar.

 

Consciência: como tê-la quando não se tem clareza profissional?

Não traçar um caminho

É preocupante não saber onde deseja chegar. Como você pode se preparar para uma viagem, se não sabe para onde ir?
Ao saber onde deseja ir, você já sabe qual o seu sonho a ser realizado. Sonho é pólvora na nossa vida. Saber onde ir nos fortalece. Pessoas insatisfeitas profissionalmente procrastinam, enrolam, usam o tempo contra eles mesmos. Pessoas que sabem sobre a atividade profissional delas realizam e não ocupam.
Não seja escravo da emoção e da inquietude de não saber o que deseja profissionalmente. O caminha a ser tomado tem a ver com o seu propósito de vida, com a sua missão. Não fique aí parado!
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O E-BOOK: 3 VERDADES QUE IMPEDEM VOCÊ DE SABER O QUE QUER PROFISSIONALMENTE
Gostou deste post? Curta, compartilhe ou deixe o seu comentário. A sua opinião e participação é muito importante para mim. O seu feedback é o meu termômetro.

Post relacionado: Como pessoas de sucesso alcançaram o que queriam superando seus limites profissionais

Tenha um dia de luz!
Ethel Peternelli