Pular para o conteúdo

5 passos para você ter clareza de onde deseja chegar e testar já!

Onde você quer chegar? Você tem clareza do que quer?

A maioria das pessoas que buscam o processo de coaching comigo, chegam aqui com a seguinte pergunta: Como eu posso ser mais leve e feliz? E eu respondo com a pergunta: Você sabe onde quer chegar? Você tem clareza do que deseja ser e ter?

As nossas insatisfações estão muitas vezes ligadas as nossas incertezas. Não é mesmo?

Lembre-se se você é um inteiro. Você tem clareza de onde deseja chegar quanto as suas realizações pessoais, profissionais e financeiras? O que tem faltado para você ter equilíbrio dos seus papeis?

Como você pode ter clareza?

Como você pode ter clareza profissional?

Esse vídeo e texto de hoje é para eu começar a lhe ajudar neste processo de clareza nos seguintes pontos:

E não se preocupe! Na prática, ter clareza é um processo simples.

Clareza: Saiba o que não quer

Quem já sabe ou sempre soube o que deseja é a minoria das pessoas. Quem não tem ideia do que deseja, é a maioria delas. Se você faz parte do grupo que não tem clareza, evite sentir-se culpado, cobrado ou pressionado. Está tudo bem não saber. Fique tranquilo!

O que vou compartilhar aqui contigo foram os passos que eu usei para fazer parte do grupo das pessoas que tem clareza profissional.

O primeiro passo é dizer a si mesmo o que você não quer ser. Isso faz parte de uma triagem, mas não pode ser para se acomodar. O que você não sabe é uma consciência para o próximo passo.

Feito isso, convido-lhe a ter uma visão macro de si mesmo e do ambiente onde você está inserido. É o nosso segundo passo!

Dizer basta

Depois que eu disse “basta! Já não aguento mais essa vida sem sentido! ” Foi quando eu compreendi que o que faltava na minha vida era ter CLAREZA de onde eu queria chegar.

Porém, veio a grande pergunta: COMO TER ESSA TAL CLAREZA? Por onde começar?

Posso garantir a você que isso foi um processo longo. Não vou dizer que foi fácil ou difícil, porém foi um processo de evolução pessoal permanente de desafios, de necessidade e de persistência.

Seja observador de si mesmo e do seu entorno

Seja observador de si mesmo e do seu entorno

Tive que me posicionar e dizer a mim mesma que qualquer atividade que envolvesse a biologia não era o que eu desejava como atividade profissional. Assumir isso foi muito bom! Trouxe leveza.

Depois disso, busquei pesquisar o que fazia sentido na minha vida. Comecei a observar a mim mesma e fui listando os livros que eu gostava de ler.

Que tipo de filme me interessava e o que os personagens faziam de atividade profissional que despertava interesse em mim e o tipo de assunto que também me interessava.

Ter sido observadora de mim mesma trouxe à tona um leque de opções. Ser observadora do meio pelo qual eu estava inserida trouxe oportunidades.

Ao perceber que era com pessoas que eu me sentia melhor. Que não ter “um chefe”, mas sim parceiros para trocar ideias, compreendi com clareza que tipo de meio eu desejava estar para trabalhar.

Consegui ver o quanto saber o que desejo vestir todos os dias para realizar a minha atividade profissional fez diferença na maneira que via o meu dia a dia.

Conhecimento e Insight

Tudo virou motivo de observar, questionar, avaliar, experimentar. A vida ao meu entorno passoua ser minha maior diversão.

E o que eu via e experimentava me fazia sentir o quê?

Então, da clareza de ter clareza eu decidi ler biografia de pessoas de sucesso. Passei a anotar tudo o que me chamava atenção na leitura e essa prática de anotar virou hábito para todas as ideias que brotava em minha mente.

A partir dessas anotações fui criando uma “fotografia” mental, ou melhor, vários pedaços dessa “fotografia”, que começava a fazer forma do que eu queria da minha vida.

Da leitura de biografias de pessoas de sucesso eu descobri que elas têm em comum 5 coisas:

  1. Elas sabem quem são
  2. Elas sabem para onde querem ir
  3. Nada é óbvio para elas
  4. São humildes
  5. Arriscam

Pessoas de sucesso sabem claramente quem elas são. E sabem que, o que as definem é dizer, a todo instante, como elas estão, para compreender quem elas são. E a partir do que elas são, elas reconhecem seus talentos e habilidades. Sabem o que é possível desenvolver ou não. São pessoas que acreditam que juntas, com parcerias, elas chegam mais rápido aonde desejam chegar. Reconhecem os valores que a conduzem.

Pessoas de sucesso sabem claramente onde elas querem chegarem suas vidas. Elas são capazes de reconhecer qual caminho a seguir e os passos que devem dar. Compreendem que esse caminho é mutável, mas saber onde chegar jamais as deixarão à deriva. Sabem também que mudar não é sinal de desistir, mas sim de inteligência humana.

Pessoas de sucesso são atentas a tudo e jamais dizem “isso eu já sei” ou “isso é óbvio” ou “isso não é pra mim”. Elas têm sede por conhecimento e são curiosas.

Pessoas de sucesso são, na essência, pessoas humildes que acreditam na experiência que tem, mas nunca considera isso suficiente ou como um ponto final. Elas acreditam que a todo instante surge uma nova oportunidade e aprendizado. Elas sabem da importância do movimento para evoluir sempre.

Pessoas de sucesso tem tão claro onde querem chegar, que o medo é apenas um sinalizador para protege-las, e elas seguem com medo mesmo.

Arriscar é o tempero favorito delas, pois elas acreditam na transitoriedade e movimento da vida. Sabem que o que temos de mais precioso é o tempo.

A minha clareza começou assim, passo a passo, até que tomou uma forma. Eu precisei identificar partes e depois juntá-las, montando uma fotografa mental para onde eu desejaria ir.

Se você ainda está perdido, não se preocupe, apenas comece da forma que você acredita ser possível. O que não pode é você ficar parado.

Pesquise e experimente

Depois dessas observações, saí das ideias para a prática. Fui experimentar aquilo que fazia sentido, coloquei a mão na massa. É preciso sentir se é doce ou azedo para então fazer a sua escolha.

Muitas vezes, o tempo que gastamos deixando o que que desejamos no campo das ideias é muito maior do que o que usamos para coloca-las em prática.

Fica o convite! Pesquise! Experimente!

A clareza como uma fotografia de suas realizações

Pode até parecer sem nexo, mas vou começar esse tópico dizendo sobre a coragem que recentemente eu tive de assumir que meu cabelo é crespo.

Muitas pessoas têm me parado e me perguntado de onde eu tirei essa coragem de assumir o cabelo que tenho.

E isso veio da admiração profunda que eu tenho das pessoas que possuem clareza, pois elas são determinadas e pouco se preocupam com o que pensam delas. Elas vivem de propósitos!

Parece tão simples, não é? Mas todas as nossas tomadas de decisão são emocionais. Cada um de nós possui uma história que o trouxe até aqui.

Desejamos fortemente ser amados, reconhecidos, fazer parte e sobreviver. À medida que crescemos e evoluímos, quando não sentimos essas necessidades básicas serem atendidas, nos perdemos em disfarces, como medo, ansiedade etc, para sermos amados e reconhecido e assim fazer parte para sobreviver.

Fez sentido?

E talvez tenha sido algo como a rejeição que me fez não aceitar o meu cabelo natural. Não sei ao certo, mas pouco importa agora. O que realmente importa é daqui para frente.

Porém, hoje, aos meus 50 anos, tenho a mais absoluta certeza aonde desejo chegar, sabendo que posso mudar o caminho e que esse absoluto não é fixo. E lá onde desejo chegar eu me amo verdadeiramente como sou.

Para as pessoas que tem me abordado eu digo que estou todos os dias em busca de realizar os elementos que considero importantes para a minha felicidade. E é sobre isso que irei aborda com mais detalhes ainda neste artigo.

Afirmo que alcançamos o que queremos através de um processo. Não é um estalar de dedos. Eu compreendi onde desejava chegar, compreendi com clareza o caminho e os passos que deveria dar. Tive clareza de como ter consistência e também ficou claro qual a conquista que desejava.

E o que tudo isso tem a ver com o meu cabelo? Amor próprio. Aceitar quem eu sou, simplesmente foi sensacional e libertador. Possibilita agora eu ter a coragem de ser quem sou, sem armaduras, e sim, o ser humano livre que todos nós somos. Ser uma mulher possível, autêntica e não a ideal segundo minhas crenças antigas.

Você deseja que a sua vida tenha sentido? Que você não tenha a sensação de que algo falta? Então busque encontrar a si mesmo e aceitar quem é, pois você tem em suas mãos o potencial de ter a vida que deseja.

Por isso tenho sido luz na vida de muitas pessoas que querem ter a clareza para onde desejam ir.

Você precisa criar uma FOTOGRAFIA mental das suas realizações pessoais, profissionais e financeiras.

Fotografia Mental

O seu cérebro precisa dessa imagem. Eu acredito que o que você vê mentalmente você cria na sua vida.

Somos merecedores de uma vida de abundância. Porém, o que você tem hoje é também merecimento, pois você recebe aquilo que você vê e cria mentalmente.

Neste tópico desejo ajudar você a compreender os elementos das suas realizações.

Hoje o que faz você sentir-se realizado? Eu preciso sempre de realizações pessoais, profissionais, financeiras e equilíbrio.

E você? Se o seu sentimento hoje é de que falta alguma coisa, acredito que você deva buscar pela CLAREZA para onde deseja ir.

O que tem faltado na sua vida? Conquistas pessoais? Profissionais? Financeira? Ou simplesmente equilíbrio entre tudo isso?

Se falta alguma dessas conquistas na sua vida, muito provavelmente você se sentirá perdido, como se não soubesse o rumo a seguir.

E isso é tão angustiante, não é? Continue a ler esse post, pois desejo provocar você a se auto observar e a visualizar, mentalmente, suas fotografias de realizações de modo a ter clareza para onde deseja ir.

Então, vamos lá….

Ao final do seu dia você costuma dizer que está bem, feliz, em paz? Sente que está no lugar certo? Você entende a razão da sua vida? Você se sente saudável, com bons relacionamentos?

Se ao final do seu dia você não sente essa plenitude, pense comigo e observe-se, sem julgamento ou crítica, mas com acolhimento:

  • Você sente que a sua vida está sem propósito? Você acorda sem saber a razão de estar vivo?
  • Você vive uma falta de “pra que” eu faço o que faço?
  • Você vive uma falta de clareza para onde deseja ir?

Essas perguntas farão você pensar sobre a necessidade de ter uma fotografia mental para você criar a vida que deseja ter.

Viva verdadeiramente de propósitos. Saiba os seus “pra que” e tenha clareza!

É preciso ter gratidão e exercer isso na sua vida pessoal. Sentir-se pleno e realizado com a vida pessoal que tem. Acordar, achar que ganhou mais uma grande oportunidade e dormir exausto, mas com a certeza que o dia foi produtivo e que tudo valeu a pena. Ter um olhar para as dificuldades, como um aprendizado.

Outra realização é a profissional. Na sua atividade profissional atual você se sente satisfeito, não importa o dia da semana e você sempre está a todo vapor para fazer o que gosta? Nesta sua atividade profissional, você tem utilizado seus talentos na potência máxima? Os seus valores não são quebrados e você sente que na verdade todos os dias esses seus valores o conduzemao reconhecimento pessoal?

E quanto à sua realização financeira? Aqui desejo que você tenha consciência do que deseja adquirir com o dinheiro que ganha do suor do seu trabalho. Casa própria? O carro do ano? Plano de saúde? Autonomia financeira? Independência pessoal? Estabilidade? Segurança?

A sua realização financeira é símbolo de você conquistar quais bens materiais? Lembre-se, você tem direito à abundância, mas hoje vive a vida que escolheu ter?

E agora, você já pensou que além das nossas realizações pessoais, profissionais e financeiras precisamos da realização do equilíbrio? Pois é, você precisa descobrir tudo aquilo de que precisa para se sentir em estado de equilíbrio, e com isso ter energia para as outras realizações.

O que significa para você ter equilíbrio? Tempo com a família? Viajar? Meditar? Praticar a sua religiosidade? Tempo para fazer o que deseja?

O que você precisa para sentir-se equilibrado para conquistar tudo o que deseja?

Sugestão de filmes e livro para quem quer buscar pela clareza de onde deseja chegar

Ter CLAREZA, onde desejamos chegar, nunca foi para ser negligenciado.

Ter CLAREZA é ter uma direção e não ficar à deriva.

Por isso, desejo ajudar você, pois a consciência dessa CLAREZA não vem de uma hora para a outra, não é um “estralar” de dedos.

Você terá clareza por meio de um processo de auto-observação, autoconhecimento que irá trazer para você insights.

Por isso digo busque por esses insights na:
• Meditação
• Descanso
• Lugar onde você tem foco e criatividade

E pensando em, verdadeiramente, ajudar você, postei recentemente no meu FEED do Instagram um post solicitando que as pessoas compartilhassem indicação de filmes e livros que trouxe uma mensagem para elas e que contribuiu para a CLAREZA de onde elas queriam chegar.

E foi incrível!!!!!! Verifiquem lá….

Agora é a minha vez de indicar. Segue aí a minha lista:

Filmes que vão te ajudar a ter clareza

A Vida Secreta de Walter Mitty.

A Vida Secreta de Walter Mitty.
A Vida Secreta de Walter Mitty.

Walter Mitty trabalha no setor de revelação de fotos para uma revista, mas foge do tédio através de devaneios heroicos. Quando Walter recebe um convite inesperado para uma verdadeira aventura, ele tem a chance de aprender mais sobre si mesmo e sobre o mundo.

Porque você deve assistir: Walter Mitty é um cara que vive uma vida pacata e sem graça, apesar de ele sempre sonhar com aventuras. Quando Walter decide que irá recuperar uma foto perdida e enfrenta todas as provas que surgem pelo caminho ele descobre que é muito mais forte e corajoso do que imaginava. Nós também precisamos ter coragem para sair da nossa zona de conforto. Se colocarmos um objetivo e saímos para o inesperado e incerto poderemos descobrir uma força interna até então desconhecida.

Diretor: Ben Stiller Ano de lançamento: 2013

Zootopia

Zootopia
Zootopia

O filme conta a história de Judy Hopps, uma coelha com o sonho de se tornar policial na cidade de Zootopia, e da raposa esperta Nick Wilde, que ganha a vida na base da trapaça. Juntos terão de superar suas diferenças para desvendar um caso relevante em Zootopia.

Porque você deve assistir: Além de ser um desenho animado, eu particularmente gosto muito, Zootopia nos ensina muito com a perseverança da coelhinha Judy. Às vezes podemos ser subestimados no nosso trabalho, na faculdade e em muitos outros lugares. Às vezes podemos não ser o perfil ideal para uma profissão ou tarefa. As pessoas podem não acreditar no nosso potencial, mas nem por isso devemos desistir. Judy nos mostra que podemos ser tudo o que desejarmos ser. Para conseguir conquistar o nosso espaço precisamos acreditar no nosso potencial e não desviar dos nossos objetivos.

Diretor: Byron Howard Ano de lançamento: 2016

À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade

Chris Gardner enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, ele e seu filho não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.

Porque você deve assistir: esse filme é extremamente inspirador pois mostra que a solução nem sempre está na primeira porta em que batemos. Nós não podemos desistir dos nossos sonhos só porque levamos alguns “nãos” da vida e das pessoas. Chris lutou com muita dedicação pelo o seu objetivo, não foi um caminho fácil, mas ele tinha determinação e resiliência para prosseguir.

Diretor: Gabriele Muccino Ano de lançamento: 2006

Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos. Liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Porque você deve assistir: O filme é baseado em fatos reais, o que o torna ainda mais inspirador! A história dessas mulheres mostra que os nossos objetivos podem causar uma grande mudança na vida das pessoas, na escola, na empresa e até no mundo. Quando unimos talento, perseverança e coragem podemos chegar longe.

Diretor: Theodore Melfi Ano de lançamento: 2016

Amor sem escalas

Amor sem escalas

Ryan (George Clooney) viaja constantemente para executar uma função ingrata: dar a notícia da demissão a funcionários dos seus clientes. Um encontro inesperado, porém, fará com que ele repense seu estilo de vida.

Porque você deve assistir: A função de Ryan Bingham (George Clooney) é demitir pessoas e ele viaja para os quatro cantos país fazendo isso. Tudo vai bem até que seu chefe contrata Natalie Keener (Anna Kendrick),que desenvolveu um método de videoconferência para desligar funcionários. “O personagem do George Clooney faz com que a jovem profissional vivencie o novo método que ela está propondo para que tire conclusões e pense em um processo que seja mais justo com as pessoas”, diz Fátima.  Amor Sem Escalas

Diretor: Jason Reitman Ano de lançamento: 2010

Sugestão de livros

  • Grade Magia
  • Propósito
  • A coragem de ser imperfeito
  • A coragem de não agradar
  • O ego é seu inimigo
  • Escolha sua vida
  • Eu sou as escolhas que eu faço
  • Viva à sua própria maneira

Gostou? comentem abaixo se você tem alguma sugestão.

Conteúdos complementares de como ter clareza do que você quer:

Eu finalizo esse post dizendo a você que a sua clareza pessoal, ou profissional, que deseja faz parte de uma idealização individual e particular, e que todos os seres humanos almejam atingir.  Sua definição é variável e, enquanto para alguns significa realizações financeiras, para outros pode ser realizações profissionais ou pessoais.

Qual é a sua fotografia para onde deseja ir?

Cada pessoa tem uma idealização de clareza diferente. Por isso não há um caminho específico e nem regras engessadas para conquistá-la.